-
12/03/2024 às 09h40

A falácia populista de Lula: O desprezo pelo mercado e o retrocesso econômico

Em declarações recentes, o presidente Lula desvaloriza o mercado financeiro e propõe uma gestão da Petrobras distante da realidade econômica, caminhando na contramão do progresso
Economia
A falácia populista de Lula: O desprezo pelo mercado e o retrocesso econômico
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou mais uma vez sua visão distorcida sobre a economia, ao atacar o mercado financeiro com uma retórica populista e simplista. Em entrevista ao SBT, Lula comparou o mercado a “um dinossauro voraz”, ignorando os princípios básicos de uma economia saudável e o papel vital dos investidores no desenvolvimento nacional.

Lula afirmou, sem o menor senso de realismo econômico, que a Petrobras "não deve se preocupar apenas com os acionistas", mas sim com "200 milhões de brasileiros". Tal declaração, além de revelar uma compreensão equivocada do funcionamento de uma companhia de capital aberto, desconsidera a importância de gerar valor para os acionistas, que, por sua vez, são essenciais para o financiamento e o investimento em novos projetos que beneficiam o país.

A postura do presidente frente à crise recente da Petrobras, com o adiamento na distribuição de dividendos extraordinários, evidencia uma gestão pautada em ideologias obsoletas, que prejudicam a credibilidade e a estabilidade econômica da estatal. A mudança na política de dividendos da companhia, reduzindo o percentual de fluxo de caixa livre distribuído, resultou em uma perda significativa de valor de mercado, um claro indicativo do descontentamento do mercado com as decisões arbitrárias e politizadas do governo.

Lula também abordou a utilização dos recursos da Petrobras em "mais pesquisa, mais navio, mais sonda", citando o Novo PAC como exemplo de investimento. No entanto, a realidade mostra que projetos grandiosos anunciados por governos petistas frequentemente se perdem em meio a escândalos de corrupção e má gestão, desperdiçando recursos públicos e falhando em entregar resultados efetivos para a sociedade.

Prometendo reduzir o preço dos combustíveis, o presidente ignora as complexidades do mercado global de petróleo e a importância da Paridade de Preço de Importação para a manutenção da competitividade e autossuficiência do país. A tentativa de manipulação dos preços, além de insustentável, representa um retrocesso para a política de liberalização do mercado de combustíveis, necessária para garantir a eficiência e a independência energética do Brasil.

As declarações de Lula refletem uma visão populista e ultrapassada, que privilegia o discurso fácil em detrimento da saúde econômica do país. A insistência em políticas intervencionistas e no desprezo pelo mercado financeiro apenas reforça a incapacidade do atual governo em promover um ambiente favorável ao investimento, à inovação e ao crescimento sustentável. Em vez de avançar, o Brasil, sob a liderança de Lula e do PT, caminha a passos largos rumo ao passado, onde a demagogia se sobrepõe à razão, e a economia sofre as consequências.