-
18/12/2016 às 05h40

China critica EUA e diz que taxa de importação de grãos segue regras da OMC

Agronegócio
China critica EUA e diz que taxa de importação de grãos segue regras da OMC
O órgão disse que lamenta a decisão dos EUA e que vai resolver a disputa nos tribunais da OMC (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

A declaração veio após o governo dos EUA apresentar uma queixa contra as práticas chinesas

O Ministério do Comércio da China publicou nesta sexta-feira (16/12) uma nota afirmando que as taxas de importação de trigo, arroz e milho estão de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). A declaração veio logo após o governo dos Estados Unidos apresentar uma queixa na OMC contra as práticas chinesas.

"O mecanismo de cotas tarifárias é o que a China deixou claro que manteria quando entrou na OMC", diz o Ministério do Comércio, em comunicado publicado em seu site. O órgão disse também que lamenta a decisão dos EUA e que vai resolver a disputa nos tribunais da OMC.

Na quinta-feira (15/12) o governo do presidente Barack Obama acusou a China de administrar indevidamente um programa para limitar as importações de grãos, o que violaria acordos internacionais de comércio.O caso na OMC ocorre paralelamente uma outra investida dos EUA neste ano contra os supostos subsídios da China para a produção interna de cereais.