-
10/02/2017 às 11h18

3 mil novas vagas em creches são abertas em Cuiabá após acordo

Cidade e Cotidiano
3 mil novas vagas em creches são abertas em Cuiabá após acordo
Foto: Secom/Prefeitura de Cuiabá

Pelo menos três mil novas vagas em creches serão garantidas pela prefeitura de Cuiabá no decorrer do ano letivo, após acordo selado entre a prefeitura de Cuiabá e 26 creches filantrópicas na capital. O termo de parceria com as filantrópicas devem ser assinado em até 15 dias. 

 

Para assegurar a aberturas destas vagas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda está correndo contra o tempo para colocar também em funcionamento mais três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). 

 

O acesso às creches filantrópicas é de graça, ou seja os pais não pagam para matricular os filhos e para que os pequenos possam frequentar diariamente as unidades. Porém, os pais ou responsáveis pelo aluno podem realizar doações voluntárias em dinheiro, serviços ou alimentos para a merenda, bem como ajudar nas ações beneficentes vendendo sacos de lixo e pizzas. 

 

Para Osmário Daltro, fundador da Associação das Creches Filantrópicas de Cuiabá, esta parceria revela o quanto a prfeitura vem conseguindo se moldar aos novos tempos e dentro da dificuldade de criar, de imediato, vagas em creches por meio de construções destes espaços. 

 

"Já que sozinho o município não consegue suprir a demanda, a Secretaria tem mesmo que ir em busca de novas frentes de trabalho para reduzir esse déficit de vagas nas creches e CMEI. E a parceria com as filantrópicas é o jeito mais rápido e simples de amenizar essa necessidade", afirmou.

 

de acordo cm a secretária municipal de Educação, a professora Mabel Strobel, o acordo já está selado! 'Seremos parceiros de 26 filantrópicas e três que trabalham com pedagogia hospitalar. Vamos fazer oficinas bimestrais com eles, para que aprendam a fazer a prestação de contas dos recursos repassados", frisou.

 

Outra expectativa é de que os CMEIs - Jornalista Marcos Coutinho, no Residencial Nova Esperança e Antonio Batista Cruz no Residencial Avelino Barros -, passem a funcionar até abril. E o CMEI do Residencial Santa Teresinha no segundo semestre.

 

Somente as filantrópicas tem capacidade para atender 3 mil crianças de 4 meses a 5 anos de idade. Já os três novos CMEI ofertarão, juntos, mais de 700 novas vagas.

 

Parceria

 

A parceria entre a Prefeitura e as creches filantrópicas ocorrem, por meio da ajuda mútua. As unidades filantrópicas entram com o espaço físico, com os professores, água, luz, telefone, refeições. A Secretaria entra com a destinação mensal de recursos, na ordem de R$ 125 por aluno matriculado, para o pagamento dos professores.  Porém, segundo o fundador da Associação das creches filantrópicas, o custo de manutenção de cada crianças na creche é de R$ 600.

 

"Nestas reuniões também estudamos a possibilidade de corrigir os valores repassados per capita, considerando a desvalorização da moeda com a inflação. O aumento não será grande, porque já trabalhamos com um orçamento já fechado e programado", enfatizou a secretária Mabel. 

 

O complemento dos recursos vem das doações de pessoas, empresas e igrejas. Além disso, a comissão instituída para cuidar do convênio também estudará outras formas de captação de recursos. O vereador Sargento Joelson, também participou da reunião e se colocou à disposição para colocar emendas na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para investimentos e melhorias deste tipo de serviço filantrópico.


Com informações de Única News