-
19/11/2020 às 15h57

Brasil melhora desempenho em ranking mundial de competitividade

Brasil
Brasil melhora desempenho em ranking mundial de competitividade

Pesquisa da Fundação Dom Cabral destaca os avanços do setor de infraestrutura de transportes.

O Brasil vem melhorando sua posição em ranking mundial de competitividade do Fórum Econômico Mundial, principalmente no segmento dos transportes.  


Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (18), no 2º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura, evento promovido pelo Ministério da Infraestrutura e pela Fundação Dom Cabral, em uma edição totalmente on-line. 


O Relatório Final do Fórum Econômico Mundial será divulgado apenas no dia 16 de dezembro 


De acordo com uma pesquisa de opinião sobre a infraestrutura de transporte, conduzida pela Fundação Dom Cabral, empresários brasileiros apontaram melhoras nos quatro indicadores utilizados. 


Para fazer a análise, foi escolhido o “Índice de Competitividade Global – Subíndice de Infraestrutura de Transportes”, calculado pelo Fórum Econômico Mundial. 


O subíndice possui oito indicadores, agrupados por cada um dos quatro modos de transportes, sendo sempre um indicador objetivo e outro baseado na pesquisa de opinião.  


As seguintes características foram analisadas:  


qualidade das estradas 

eficiência dos serviços das ferrovias 

eficiência dos serviços de transporte aéreo 

eficiência dos serviços portuários. 

A eficiência dos serviços aeroviários teve um salto de 18 posições (de 85 para 67), seguida da eficiência dos serviços portuários, que ganhou 13 posições (104 para 91).  


A qualidade das rodovias brasileiras melhorou oito posições (116 para 108), enquanto a eficiência das ferrovias melhorou uma posição (86 para 85).