-
16/05/2018 às 09h09

Comissão sobre foro se reúne hoje para debater diretrizes de trabalho

Política
Comissão sobre foro se reúne hoje para debater diretrizes de trabalho
Marcos Oliveira/Agência Senado

Criada a partir de determinação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a comissão responsável por discutir a limitação do foro privilegiado se reúne nesta quarta-feira (16) para definir as diretrizes do trabalho. O principal aspecto a ser debatido é a manutenção do benefício apenas para os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF (Supremo Tribunal Federal).


O grupo já tem 34 dos 35 titulares indicados, entre eles o presidente e o relator,  e possui 40 sessões para apresentar um parecer sobre o tema - há a possibilidade de o prazo ser prorrogado.

No início do mês, o STF limitou o foro de deputados e senadores de modo que eles só sejam beneficiados a responder em instâncias superiores quando processados por crimes ocorridos durante o exercício do mandato e com alguma ligação à atividade parlamentar.

Críticos defendem a tese de que o foro deveria ser extinto por completo. Defensores, por outro lado, argumentam que, sem o benefício, autoridades do mais alto escalão ficariam à mercê de ações judiciais de cunho político.