-
04/01/2021 às 09h54

Espécie de peixe aprendeu a domesticar camarões

Estilo
Espécie de peixe aprendeu a domesticar camarões

É a primeira vez que uma relação de domesticação entre animais não-humanos é observada.


Um grupo de cientistas da Universidade Griffith, na Austrália, acredita ter descoberto uma espécie de peixe que domesticou camarões e os usa de maneira parecida com que os homens utilizam animais em fazendas.  


O estudo descrevendo a descoberta foi publicado na revista Nature. 


O peixe em questão é o Stegastes diencaeus, uma das espécies de peixes-donzelas que habita regiões de corais no Caribe, onde cultiva suas “fazendas” de algas para alimentação própria. 


Caso a descoberta seja confirmada, esse pode ser o primeiro vertebrado além de humanos capaz de domesticar outro animal. 


Peixes usam camarões em suas fazendas 

Os peixes-donzelas são extremamente territoriais, atacando qualquer um que chegue perto da sua propriedade. 


No entanto, ao estudar essa espécie, os cientistas australianos notaram que pequenos crustáceos conhecidos como misidáceos (Mysidium integrum) tinham passe livre nas áreas de cultivo de algas dos peixes.  


O motivo? Os bichinhos trazem benefícios para as plantações: suas fezes fertilizam as algas e aumentam sua qualidade nutritiva.  


De acordo com a equipe, os peixes-donzelas propositalmente permitem que os crustáceos morem na região para atuarem como fertilizadores.  


Ou seja, em troca da fertilização, os peixes oferecem proteção aos invertebrados, já que eles não deixam mais ninguém entrar na área.