-
13/03/2019 às 12h45

Estadão pressiona, site francês apaga matéria e jornalista Jawad Rhalib confirma veracidade da denúncia e acusa censura

Política
Estadão pressiona, site francês apaga matéria e jornalista Jawad Rhalib confirma veracidade da denúncia e acusa censura
Reprodução Internet
A polêmica envolvendo a jornalista Constança Rezende parece não ter fim. Quanto mais o Estadão mexe, maior fica o problema. 

O caso ganhou repercussão nacional quando um site brasileiro replicou um artigo investigativo sobre o comportamento da grande mídia brasileira. O autor do artigo, Jawad Rhalib, após entrevistar uma jornalista do Estadão, a jovem Constança Rezende, publicou junto com a matéria a gravação da conversa, em um inglês truncado e ruim, mas muito claro quanto aos objetivos da grande mídia nacional contra o Governo Bolsonaro. Trecho da conversa, muito claro para Jawad Rhalib, foi questionado pela mídia de viés esquerdista brasileira, porém foi reafirmado pelo jornalista francês como conteúdo verdadeiro. Alguns sites brasileiros, como o Terça Livre e Exata News buscaram analisar o material e a conclusão foi pela veracidade do conteúdo da denúncia.

Após pressão de setores da mídia mainstream brasileira, o site francês, plataforma em que a denúncia envolvendo a jornalista brasileira foi originalmente publicada, decidiu apagar a matéria de autoria do jornalista Jawad Rhalib.

Os principais sites brasileiros, que compõem este grupo da mídia mainstream, p. exemplo o próprio Estadão, O Globo, Portal IG Ultimo Segundo, The Intercept, Poder 360 entre outros, publicaram notícia em que o site francês teria desmentido o artigo de Jawad, porém o próprio jornalista francês denunciou censura por parte do MediaPart, por ter deletado seu artigo, e reafirmou a veracidade de tudo que foi publicado, incluindo a gravação envolvendo a Jornalista do Estadão.

Nos útimos dias, sem um cessar fogo, a mídia mainstream brasileira tem atacado veementemente o site Terça Livre e afimando que a denuncia se trata de FAKE NEWS. Um dos esclarecimentos que precisam ser feitos: 

(1) o Terça Livre não produziu a denúncia, quando na verdade somente replicou trechos do artigo publicado, bem como as gravações, no site Mediapart e por site norte americano [The Washington Times);  

(2) O jornalista francês já confirmou a veracidade da denuncia e das gravações; 

(3) Após confirmação das informações do autor do artigo, bem como análise e traduções minuciosos do material em francês e das gravações em inglês, não restou dúvida que o jornalista Jawad Rhalib está com a verdade. Inclusive o Exata News recomenda o vídeo produzido pelo professor, analista político e tradutor Bernardo Küster, segue o link: O Melhor Jornal é o Estadão

A polêmica ganhou maior proporção quando o Presidente Bolsonaro replicou em seu twitter a matéria em que denunciava essa “trama” da imprensa brasileira para derrubar o Governo direitista brasileiro. E, por ironia, toda a grande mídia saiu em ataques contra o Presidente Bolsonaro, com distorções e Fake News (p. exemplo Estadão ataca Fernanda Salles, mas esquece que a denúncia foi feita, anteriormente, por blogueiro francês), além de um desserviço praticado por agências de fact checking que cometeram erros graves na checagem das notícias. Os erros promovidos pela agências de checagem foram denunciados pelo site Exata News. Veja a matéria: Agências de Fact Checkin se contradizem e Estadão realmente mentiu