-
17/11/2020 às 16h08

Mulheres no poder! Câmara de VG contará agora com três vereadoras.

Política
Mulheres no poder! Câmara de VG contará agora com três vereadoras.

Novos rostos femininos estarão compondo a Casa Legislativa de Várzea Grande em 2021.


Após o resultado das eleições em Várzea Grande triplicou o número de cadeira para as mulheres. Agora três vagas já ficam reservadas para o ano quem vem e a vereadora Gisa Barros reeleita conta com mais duas vereadoras eleitas aumentando a participação feminina.


O número ainda é reduzido quando se compara com o total de homens eleitos para a Câmara, mas não deixa de ser um avanço na representatividade feminina no Legislativo de Várzea Grande.


Rosy Prado, eleita ao cargo de vereadora em Várzea Grande-MT pelo DEM. Natural de Quirinópolis – GO, Rosemary Souza Prado.


Gisa Barros, candidata ao cargo de vereadora em Várzea Grande-MT pelo DEM. Natural de Cuiabá – MT, Gisele Aparecida de Barros.


Eucaris Arruda, candidata ao cargo de vereadora em Várzea Grande-MT pelo MDB. Natural de Várzea Grande – MT, Eucaris Terezinha de Arruda Barros.


Rosy Prado (DEM) teve 2.427 votos validos, Gisa Barros (DEM) – 2.253 votos e a Professora Eucaris Arruda (MDB) – 1.079.


Neste ano, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições do Brasil já tiveram um recorde de mulheres candidatas. Com 526 mil pedidos computados, que se de candidataram a mais foram, 47 mil a mais do total de 2016.


Nas eleições, pela primeira vez, cada partido, individualmente, deveria indicar o mínimo de 30% de cada gênero para concorrer no pleito. Na prática, a legislação é para garantir que exista uma participação das mulheres no processo democrático.