-
25/01/2017 às 11h08

No Twitter, Trump anuncia: “Vamos construir o muro!”

Mundo
No Twitter, Trump anuncia: “Vamos construir o muro!”
Trump inicialmente disse que o México pagaria pelo muro. Depois, afirmou que seriam os Estados Unidos quem o financiariam, mas o dinheiro voltaria através de reembolsos (Joshua Roberts/Reuters)

A obra é uma das propostas que causou mais polêmica dentre as defendidas pelo republicano durante a campanha eleitoral.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar o Twitter para anunciar planos relacionados à segurança nacional e, especificamente, ao muro que prometeu construir na fronteira com o México. Trump deve assinar a ordem executiva da obra nesta quarta-feira. A obra é uma das propostas que causou mais polêmica dentre as defendidas pelo republicano durante a campanha eleitoral.

“Grande dia planejado sobre segurança nacional amanhã. Entre outras coisas, nós vamos construir o muro!”, escreveu o presidente no microblog no fim da tarde de terça-feira, em Washington.

Para construir o muro, Trump poderá se apoiar numa lei de 2006 que autorizou a instalação de cercas ao longo da fronteira. Essa legislação levou à construção de cerca de 1.126 quilômetros de barreiras de diversos tipos, feitas para bloquear a passagem tanto de pessoas quanto de veículos. O presidente havia divulgado na campanha que o México seria responsável pelo pagamento do muro. Depois, afirmou que seriam os Estados Unidos quem financiariam o projeto, mas que o dinheiro voltaria por meio de reembolsos, sem detalhar como.

Além disso, Trump ainda estaria ponderando detalhes dos planos para restringir a entrada de refugiados nos EUA. A proposta atual inclui o congelamento de todas as admissões, bem como um banimento temporário de pessoas vindas de países com maioria muçulmana.

(Com Estadão Conteúdo)