-
03/02/2017 às 09h45

Temer deve ouvir Cármen Lucia sobre indicação de novo ministro do STF

Política
Temer deve ouvir Cármen Lucia sobre indicação de novo ministro do STF
Carlos Humberto/SCO/STF

Presidente busca estreitar relação com presidente do Supremo após ela demonstrar poder de articulação com escolha de Fachin como relator da Lava Jato

O presidente Michel Temer deve conversar com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lucia, neste fim de semana, para ouvi-la sobre a indicação do novo ministro, que ocupará o lugar de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo, no último dia 19.

A iniciativa é vista pelo Planalto como uma maneira de o presidente do país estreitar os laços com a ministra, principalmente no momento em que ela demonstra força e poder de articulação, dada a escolha de Edson Fachin, sorteado como novo ralator da Lava Jato, após Cármen Lucia permitir a transferência dele da Primeira para a Segunda Turma da Corte.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, Temer avalia hoje duas possibilidades para a vaga no STF: a escolha de um nome do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que seguiria a hierarquia do Poder Judiciário, ou de uma mulher com atuação técnica na esfera jurídica. A decisão deve sair na próxima semana.