-
17/02/2017 às 11h14

Cuidados: Como e onde armazenar alimentos para durarem mais?

Alimentação
Cuidados: Como e onde armazenar alimentos para durarem mais?
Foto: iStock

A organização e a durabilidade dos alimentos é bom não apenas para o planeta mas também para o seu bolso

Os alimentos precisam ser armazenados corretamente para que possam durar mais, mas a grande questão que fica é: qual o local correto de armazenamento? Na despensa, no balcão ou na geladeira? A organização e a durabilidade dos alimentos é bom não apenas para o planeta, pois assim evita-se o desperdício, mas também para o seu bolso, que não perde dinheiro em alimentos que acabam indo parar no lixo.

O UOL conversou com os especialistas Caroline Gargantini, nutricionista e sócia-diretora da Conceito Equilíbrio - Nutrição Estratégica; Carlos Eduardo Sousa, diretor de Negócio Água, Atendimento ao Consumidor, Serviços e Garantia Estendida da Whirlpool Latin America; Marcia Cristina Basilio, professora da área de Nutrição do Senac Aclimação, e listou quais os locais mais indicados para cada tipo de alimento:

Geladeira

Verduras, legumes, carnes, queijos, laticínios e alimentos prontos O eletrodoméstico possui regiões com temperaturas diferentes, por isso é bom ter em atenção onde você coloca os alimentos na geladeira. Por exemplo, na porta existe muita variação de temperatura, por causa do abre-e-fecha, por isso, sucos, águas, molhos, condimentos e conservas podem ser colocados aí - e não, o ovo não deve ficar nesta parte; já na primeira prateleira (de cima), como é mais refrigerada, podem ser armazenados os perecíveis, como iogurtes, sobremesas, frios, requeijão e comidas prontas. Nas prateleiras mais baixas podem ser armazenados os alimentos crus, como carnes, aves e pescados, latas e embalagens de alimentos. Por fim, no gavetão, devem ficar as frutas, verduras e legumes.

Prateleira ou bancada

Alimentos como açúcar e café, fechados em recipientes herméticos, podem ficar nesses locais. Alimentos secos e não perecíveis, que podem ficar em espaços úmidos, frutas inteiras, como mamão, melancia e banana, batata-doce, alho, cebola, manga, kiwi, laranja e limão podem ficar nesses locais.

Armário ou despensa

Neste local devem ficar alimentos que não podem sofrer exposição solar e que precisam ser guardados em temperatura ambiente, em locais secos e escuros, como azeite e água mineral, caixas de leite e chocolate.