-
29/12/2016 às 09h36

Tomar sopa antes das refeições ajuda a emagrecer; veja por quê

Alimentação
Tomar sopa antes das refeições ajuda a emagrecer; veja por quê
Reprodução

É saudável, ajuda a aquecer o corpo no inverno e ainda ajuda a perder peso ou a manter a forma

Vários nutricionistas defendem que a sopa deve ser o prato de entrada de todas as refeições, todos os dias, pois além de saudável ajuda a emagrecer. Mas como é que comer sopa e um segundo prato ajuda mais a emagrecer do que comer apenas o prato principal?

Um estudo publicado na revista Appetite confirma que as pessoas que ingerem uma sopa de poucas calorias (130 a 170 calorias) como primeiro prato, consumiam cerca de 20% menos calorias em toda a refeição do que as pessoas que só comiam o prato principal.

O motivo é bastante simples: ao comer primeiro a sopa,você está a encher o estômago com este líquido saudável, nutritivo e hipocalórico, o que acaba por reduzir o apetite.

E ao contrário do que se possa pensar, comer uma salada ou fruta antes da refeição não tem o mesmo efeito de comer sopa. Como revela o El Confidencial, outras investigações demonstraram que a sopa é muito melhor para promover a saciedade sem acrescentar nem uma má caloria extra ao seu menu.

Os cientistas asseguram que apesar de os líquidos saírem mais rapidamente do estômago do que os alimentos sólidos, eles fazem com que este órgão se expanda mais, fazendo com que a comida fique mais tempo no estômago, provocando assim uma sensação de saciedade duradoura.