Pelo menos três mil novas vagas em creches serão garantidas pela prefeitura de Cuiabá no decorrer do ano letivo, após acordo selado entre a prefeitura de Cuiabá e 26 creches filantrópicas na capital. O termo de parceria com as filantrópicas devem ser assinado em até 15 dias.
Pelo menos três mil novas vagas em creches serão garantidas pela prefeitura de Cuiabá no decorrer do ano letivo, após acordo selado entre a prefeitura de Cuiabá e 26 creches filantrópicas na capital. O termo de parceria com as filantrópicas devem ser assinado em até 15 dias.
Para assegurar a aberturas destas vagas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda está correndo contra o tempo para colocar também em funcionamento mais três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
O acesso às creches filantrópicas é de graça, ou seja os pais não pagam para matricular os filhos e para que os pequenos possam frequentar diariamente as unidades. Porém, os pais ou responsáveis pelo aluno podem realizar doações voluntárias em dinheiro, serviços ou alimentos para a merenda, bem como ajudar nas ações beneficentes vendendo sacos de lixo e pizzas.
Para Osmário Daltro, fundador da Associação das Creches Filantrópicas de Cuiabá, esta parceria revela o quanto a prfeitura vem conseguindo se moldar aos novos tempos e dentro da dificuldade de criar, de imediato, vagas em creches por meio de construções destes espaços.
"Já que sozinho o município não consegue suprir a demanda, a Secretaria tem mesmo que ir em busca de novas frentes de trabalho para reduzir esse déficit de vagas nas creches e CMEI. E a parceria com as filantrópicas é o jeito mais rápido e simples de amenizar essa necessidade", afirmou.
de acordo cm a secretária municipal de Educação, a professora Mabel Strobel, o acordo já está selado! 'Seremos parceiros de 26 filantrópicas e três que trabalham com pedagogia hospitalar. Vamos fazer oficinas bimestrais com eles, para que aprendam a fazer a prestação de contas dos recursos repassados", frisou.
Outra expectativa é de que os CMEIs - Jornalista Marcos Coutinho, no Residencial Nova Esperança e Antonio Batista Cruz no Residencial Avelino Barros -, passem a funcionar até abril. E o CMEI do Residencial Santa Teresinha no segundo semestre.
Somente as filantrópicas tem capacidade para atender 3 mil crianças de 4 meses a 5 anos de idade. Já os três novos CMEI ofertarão, juntos, mais de 700 novas vagas.
Parceria
A parceria entre a Prefeitura e as creches filantrópicas ocorrem, por meio da ajuda mútua. As unidades filantrópicas entram com o espaço físico, com os professores, água, luz, telefone, refeições. A Secretaria entra com a destinação mensal de recursos, na ordem de R$ 125 por aluno matriculado, para o pagamento dos professores. Porém, segundo o fundador da Associação das creches filantrópicas, o custo de manutenção de cada crianças na creche é de R$ 600.
"Nestas reuniões também estudamos a possibilidade de corrigir os valores repassados per capita, considerando a desvalorização da moeda com a inflação. O aumento não será grande, porque já trabalhamos com um orçamento já fechado e programado", enfatizou a secretária Mabel.
O complemento dos recursos vem das doações de pessoas, empresas e igrejas. Além disso, a comissão instituída para cuidar do convênio também estudará outras formas de captação de recursos. O vereador Sargento Joelson, também participou da reunião e se colocou à disposição para colocar emendas na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para investimentos e melhorias deste tipo de serviço filantrópico.
Com informações de Única News