A turma do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Mutum (240 km ao Norte de Cuiabá), organizou a 1ª Oficina de Saberes e Sabores Agroecológicos. A atividade da disciplina de Comunicação e Extensão Rural ocorreu na última sexta-feira (20.01), na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro. Aproximadamente 200 pessoas participaram, entre alunos do 1º e 2º anos da escola e acadêmicos e professores da Unemat.
A turma do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Mutum (240 km ao Norte de Cuiabá), organizou a 1ª Oficina de Saberes e Sabores Agroecológicos. A atividade da disciplina de Comunicação e Extensão Rural ocorreu na última sexta-feira (20.01), na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro. Aproximadamente 200 pessoas participaram, entre alunos do 1º e 2º anos da escola e acadêmicos e professores da Unemat.
Durante a oficina, foram apresentadas pelos acadêmicos as sete estações de produção de horta agroecológica para os alunos, sempre sob a coordenação do professor da Unemat, Willian Marques Duarte, engenheiro agrônomo e mestre em Ciência do Solo que se dedica a Agroecologia. Os participantes ainda puderam provar patê de rúcula, sorvete de beterraba, bolo de cenoura e torta de legumes, feitos com os produtos colhidos na horta, construída em mutirão pelos estudantes há pouco mais de dois meses.
"A horta foi elaborada e executada com base em sistemas agroecológicos, plantio em consórcios nos canteiros, adubação orgânica, cobertura de solos, controle alternativo, e sem utilizar qualquer tipo de agrotóxico. A produção é utilizada diariamente pela cozinha da escola e os acadêmicos e estudantes estão presentes constantemente neste espaço de aprendizado", explicou Willian Duarte.
A proposta da oficina é passar ensinamentos para que os próprios estudantes da escola contribuam diretamente com os manejos necessários para a manutenção da horta. Cebolinha, salsa, rúcula, rabanete, beterraba, cenoura, tomate cereja, almeirão, alface, couve cultivados na horta têm tido boa aceitação pelos estudantes, segundo as merendeiras.
Mas o professor Willian garante que estes canteiros produzem muito mais que alimentos frescos, saudáveis e saborosos para as refeições da escola. "A horta escolar serve como forma didática de ensino tanto para os acadêmicos de Agronomia como para os estudantes. O tema pode ser trabalhado interdisciplinarmente e multidisciplinarmente por meio de estudos de solos, água, meio ambiente, soberania alimentar, matemática, biologia, física, química, alimentação saudável e as práticas de trabalho em grupo", acrescentou o professor.
Sete estações
As sete estações são as seguintes: Preparo e manejo dos canteiros; Produção de mudas; Adubação verde; Controle alternativo de insetos e doenças; Irrigação e cobertura; Compostagem; Colheita e pós-colheita de hortaliças. A pós-colheita envolve a produção a partir das hortaliças da horta.