-
12/08/2021 às 14h56

AUTONOMIA ECONÔMICA: Barbudo participa de evento com Bolsonaro e indígenas

Política
AUTONOMIA ECONÔMICA: Barbudo participa de evento com Bolsonaro e indígenas

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) esteve na manhã desta quinta-feira (12.08) em um evento com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. O ato contou com a presença de cerca de 300 indígenas. 


Coordenado pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, o evento teve como foco o pedido de independência econômica para os povos indígenas. De Mato Grosso, compunham o grupo representantes das etnias Xavante, Parecis e Enenauwe. A manifestação, porém, era formada por etnias de todo o Brasil. 


Nelson Barbudo esteve tanto no evento dentro do Palácio do Planalto como também no protesto realizado pelos povos na área externa, que reforçaram o pedido de que projetos já iniciados em todo o país de autonomia econômica, inclusive em Mato Grosso, permaneçam como estão e até sejam ampliados. 


Os projetos, no caso, são relacionados à produção rural nas terras indígenas. Intitulado de “Independência Indígena” em Mato Grosso já existem exemplo dos Parecis, na região Oeste, que foram os primeiros a iniciarem o plantio de soja. Mais recentemente, os Xavantes começaram o plantio de arroz na região Leste do Estado. 


Para Barbudo, é fundamental que os indígenas tenham oportunidade de produzirem e, com isso, serem economicamente independentes. “A pergunta que sempre faço é: por que não produzir? Eles têm tempo e capacidade. Nós demos a assistência técnica, eles aprenderam a operar o maquinário e a usar os defensivos agrícolas com todos os rígidos controles de segurança. Daqui, não podemos retroceder. Eles querem e precisam dessa oportunidade”, afirmou.