-
04/01/2017 às 09h20

Autor de massacre em boate combateu nas fileiras do EI na Síria

O autor do massacre em uma boate de Istambul no dia 1º de janeiro, que deixou 39 mortos, combateu nas fileiras do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria
Mundo
Autor de massacre em boate combateu nas fileiras do EI na Síria
Ataque em Istambul: extremista utilizou carregadores duplos para otimizar o tempo de recarga e mirou sempre no tórax das vítimas (Umit Bektas/Reuters)
O autor do massacre em uma boate de Istambul no dia 1º de janeiro, que deixou 39 mortos, combateu nas fileiras do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, afirmou nesta terça-feira a imprensa turca.

Entrou na Turquia a partir da Síria, onde integrou o EI, razão pela qual "domina o uso das armas de fogo", afirmou o jornal Hurriyet.

O criminoso, que segue foragido, estava treinado para o combate urbano e foi "escolhido especialmente" para lançar o ataque contra a boate Reina, afirmou o jornalista próximo ao poder Abdulkadir Selvi.
O extremista utilizou carregadores duplos para otimizar o tempo de recarga e mirou sempre no tórax das vítimas, afirmaram os jornais Hurriyet e Haberturk, citando fontes da investigação.

As autoridades turcas divulgaram fotos do criminoso tiradas em diferentes ocasiões. Uma delas o mostra em uma casa de câmbio de Laleli, um bairro conservador de Istambul, provavelmente vários dias antes do atentado.
Segundo o jornal Haberturk, o atirador chegou em novembro passado a Konya (sul) com sua esposa e seus dois filhos "para não chamar a atenção".

A esposa do extremista formaria parte do grupo de 12 pessoas atualmente detidas em conexão com o massacre, acrescentou o jornal.

O autor do atentado foi identificado pelas autoridades, que até o momento não divulgaram seu nome ou confirmaram seu vínculo com o EI, sustentou Abdulkadir Selvi.