-
23/09/2020 às 12h19

C-130 Hércules da FAB combate incêndios florestais no Pará

Brasil
C-130 Hércules da FAB combate incêndios florestais no Pará
A Força Aérea Brasileira (FAB) segue empregando a aeronave C-130 Hércules no combate a incêndios florestais que atingem a região da Serra dos Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará. 

O avião, que tem a capacidade para transportar 12 mil litros de água, conta com dois tubos que projetam o conteúdo líquido pela porta traseira do avião a uma altura aproximada de 46 metros. 

A área onde ocorre os incêndios é uma região de mata densa, com pequenos espaços de cerrado baixo, onde há focos de fogo que se propagam pelo vento ou por condução de calor pelo solo e raízes. 

O capitão aviador Ítalo Holanda de Oliveira, um dos pilotos do avião, enfatizou que o C-130 Hércules é muito importante neste tipo de operação:

“Neste período, já realizamos mais de 40 saídas, com cerca de 500 mil litros de água lançados. É uma honra atuar nesse tipo de missão em prol da Nação e da preservação das nossas florestas.”

A missão ocorre desde o dia 9 de setembro e integra a operação “Verde Brasil 2”, deflagrada pelo governo Jair Bolsonaro para conter ilícitos na Amazônia Legal. 

Confira um vídeo do avião em ação no combate ao fogo no Pará: