-
30/05/2018 às 11h05

Caminhoneiros começam a desmontar acampamentos na BR-364

Acuados pelo aparato policial, os caminhoneiros estão sem muitas alternativas e já começam a desmontar os acampamentos no sentido de encerrar a paralisação contra a alta no preço do óleo
Cidade e Cotidiano
Caminhoneiros começam a desmontar acampamentos na BR-364
Reprodução Web

Equipes de policias da Rotam, Polícia Rodoviária Federal e Exército se deslocaram até o Distrito Industrial (entrada de Cuiabá) para liberarem de vez a passagem dos caminhões com combustível, responsáveis pelo reabastecimento dos postos da cidade. A  força tarefa foi deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (30) depois do conflito entre os caminhoneiros e forças policiais no final da tarde de ontem (30) na BR-364. 

Acuados pelo aparato policial, os caminhoneiros estão sem muitas alternativas e já começam a desmontar os acampamentos no sentido de encerrar a paralisação contra a alta no preço do óleo diesel que já dura 10 dias.  

Lideranças do movimento reclamam da truculência por parte das forças policiais. Eles afirmam que os policiais usuram a força para desfazer o bloqueio que impedia a entrada de caminhões em Cuiabá. Os caminhoneiros disseram que tentaram um diálogo e os líderes explicaram que o conflito de ontem não teria nada a ver com a maioria da postura dos trabalhadores, que se tratava de uma ala mais radical do movimento que forçou o desentendimento com o Exército que ontem a noite acabou  disparando balas de borracha contra os manifestantes. 

No entanto, os caminhoneiros afirmam que as equipes policiais estão firmes no sentido de desarticalar o movimento de uma vez por todas e os trabalhadores estão vendidos na situação. 

No resto do país a paralisação segue com várias bloqueios em rodovias federais. No entanto há uma tendência de que o movimento se encerre no final desta semana, devido ao cansaço, falta de comida e desgate dos trabalhadores. 

Outro fator que pesa para o fim da paralisação é a proposta do Governo Federal de redução de R$ 0,46 centavos no preço do litro do óleo diesel.