-
10/12/2016 às 00h00

CIA volta a acusar Rússia de ciberataques durante eleições nos EUA

Ao falar das respectivas acusações, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou várias vezes que, nos dados publicados, não há nada que fosse interessante para a Rússia
Mundo
CIA volta a acusar Rússia de ciberataques durante eleições nos EUA

A equipe do presidente recém-eleito dos EUA, Donald Trump, reagiu em tom irônico aos comunicados da mídia norte-americana de um alegado envolvimento estrangeiro nas eleições, informações que surgiram após a CIA ter declarado ter em sua disposição provas de tal envolvimento.

"São as mesmas pessoas que afirmavam que Saddam Hussein [ex-presidente iraquiano] possuía armas de destruição em massa. Já faz muito que as eleições terminaram em uma das vitórias mais marcantes dos eleitores. Já está na hora de avançar e "fazer os EUA grandes de novo" [o lema oficial da campanha eleitoral de Trump]", diz-se no comunicado da equipe do presidente eleito.

É de destacar que as suspeitas da alegada posse de armas de destruição em massa pelo governo iraquiano foram um pretexto para iniciar uma operação militar norte-americana em 2003, o que levou ao derrubamento do líder do Iraque, Saddam Hussein. Já mais tarde, se soube que o país não tinha tal tipo de armas e que a informação era falsa, o que foi reconhecido pelos próprios Estados Unidos.