-
25/10/2017 às 10h21

Ciência: Planetas mais próximos da Terra são planetas vulcânicos

Presume-se que tal campo magnético poderia derreter uma colher na superfície destes planetas
Tecnologia
Ciência: Planetas mais próximos da Terra são planetas vulcânicos
Reprodução

uatro planetas no sistema TRAPPIST-1, que fazem parte dos análogos mais próximos da Terra, na verdade, são mais parecidos com o satélite de Júpiter, Io, ou Vênus, porque os vulcões de suas superfícies estão praticamente todo o tempo em estado de erupção.

A conclusão foi publicada na revista Nature Astronomy. "Os planetas no sistema TRAPPIST-1 giram em torno do anão vermelho da classe M – estrela com um campo magnético forte e rotação veloz. Presumimos que tal campo magnético poderia derreter uma colher na superfície destes planetas. Depois, percebemos que o mesmo pode acontecer dentro deles, porque as profundezas conduzem a corrente", disse Cristina Kislyakova da Universidade de Viena, Áustria, citada pela edição Newsweek.

Em maio do ano passado, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriram um sistema de estrelas inabitual nos arredores da Terra — TRAPPIST-1. Todos os planetas que giram ao redor do anão vermelho estariam dentro da "zona de vida", ou seja, onde pode existir água em estado líquido e têm a massa parecida com a da Terra.

Posteriormente, foi revelado que o sistema possui sete planetas quase iguais à Terra com clima parecido. Vale destacar que a rotação de todos os planetas é sincronizada uma com as outras.