-
09/10/2019 às 15h28

Ciência: Robô encontra evidências de um antigo oásis em Marte

Tecnologia
Ciência: Robô encontra evidências de um antigo oásis em Marte
Reprodução Internet

Onde há água há vida e a descoberta de água em Marte é uma prioridade para os cientistas. 


Em uma caminhada pela Cratera Gale em Marte, o robô Curiosity Rover descobriu evidências que apontam para a existência de um antigo oásis na base deste buraco de 150 quilômetros de largura.


A Cratera Gale é a formação geológica remanescente de um impacto que mudou a superfície de Marte. Os vestígios encontrados nela vão desde marcas no solo a sais minerais entalhados nas rochas marcianas, informa o site Pplware.


Eventualmente a água e o vento preencheram a cratera. O sedimento criou um formação geológica conhecida como Mount Sharp. É nela que o Curiosity Rover está trabalhando na coleta de mais dados.


De acordo com a NASA, posteriormente, estes dados são enviados à Terra para revelar novas informações sobre o ambiente em Marte ao longo do tempo.


Em um comunicado, o cientista William Rapin, da CalTech, declarou:


“Fomos a Cratera Gale porque ela preserva este registro único de um planeta Marte em mudança. Compreender quando e como o clima do planeta começou a evoluir é uma peça de outro quebra-cabeça: quando e quanto tempo Marte foi capaz de suportar a vida microbiana à superfície?”


Rapin e os seus ajudantes encontraram sais num espaço de 152 metros de altura de rochas sedimentares que o robô Curiosity visitou pela primeira vez em 2017. 


Os cientistas especulam que as formações geológicas podem ter semelhanças com os lagos salgados da América do Sul.