Liberal, Gustavo Franco ganhou notoriedade durante o Plano Real quando participou da equipe formada por Pedro Malan para a criação do Plano Real. É o o principal economista do Partido NOVO, de João Amoêdo.
Gustavo Franco se notabilizou por ter estruturado a URV, o sistema de moeda que precederia a nova moeda. Posteriormente chegou à presidência do Banco Central.
Liberal, Gustavo Franco ganhou notoriedade durante o Plano Real quando participou da equipe formada por Pedro Malan para a criação do Plano Real. É o o principal economista do Partido NOVO, de João Amoêdo.
Gustavo Franco se notabilizou por ter estruturado a URV, o sistema de moeda que precederia a nova moeda. Posteriormente chegou à presidência do Banco Central.
É o principal personagem do livro 3000 dias no Bunker de Guilherme Fiúza e que deu origem ao filme Real – Por trás da História. Um dos filmes boicotados pela extrema-esquerda lacradora.
É um economista reconhecido pelo mercado e foi citado por Paulo Guedes em sua entrevista ao Globo News como uma alternativa liberal ao comando da economia em caso sua ausência.
Franco, assim como Amoêdo, é bem mais calmo e comedido durante entrevistas ao tratar da solução aos problemas econômicos do país. Paulo Guedes e Bolsonaro mostram as soluções na mesma direção que o NOVO, com mais energia e ênfase no caminho a ser trilhado.
Ontem Gustavo Franco criou uma enquete em sua página de Facebook fazendo um paralelismo entre Amoêdo/Macron, o presidente da França, e Bolsonaro/Trump, o presidente dos EUA.
Com mais de 300 comentários, o Presidente dos EUA vencia a enquete.
Qual seria a motivação para a vitória da dupla Trump/Bolsonaro na enquete de G. Franco?
Se tratando de dois candidatos com programas liberais na economia, acredito que as diferenças se dão nos temas em que os candidatos e mesmo os presidentes de França e EUA divergem.
Ex-Socialista e ex-banqueiro, Emmanuel Macron é classificado por Alexandre Borges como o “Novo rosto do Velho do Globalismo”. Borges é analista político e diretor do Instituo Liberal de São Paulo.
Macron apoia a política de “Portas Abertas” da União Européia e pouco se indigna com os atos de terrorismo envolvendo fanáticos muçulmanos. De acordo com detratores, caiu no “limbo ideológico”, formou um partido de centro sem clareza política.
Sua popularidade vem ladeira abaixo desde então.
Já o bilionário presidente dos EUA, que fez sua fortuna no ramo imobiliário e midiático, adota um programa liberal na economia, com redução de burocracia e impostos, redução de gastos públicos e revisão dos acordos supranacionais dos EUA com avanço nos acordos bilaterais. Zero tolerância para imigração ilegal.
Suas medidas já fizeram o desemprego reduzir significativamente nos EUA e sua popularidade entre a comunidade negra aumentou consideravelmente devido a uma reforma do sistema prisional acompanhado por um programa ostensivo de contratação de ex-presidiários e investimentos em urbanização das áreas mais carentes dos EUA.
João Amoêdo e Jair Bolsonaro vem adotando propostas parecidas na economia, mas antagônicas nas questões morais e de política externa.
Enquanto Amoêdo acredita que o Brasil deva receber indiscriminadamente os imigrantes venezuelanos, Bolsonaro acredita que deve haver regras rígidas, com a criação de um campo de refugiados inclusive.
Enquanto o NOVO se posiciona “em cima do muro” com relação a aborto, ideologia de gênero, Agenda 2030 da ONU e Escola Sem Partido, Bolsonaro possui uma clara postura sobre esses temas.
João Amoêdo se declarou um conservador durante sua entrevista ao Roda Viva, mas não coloca as questões morais como uma prioridade de governo. Recentemente disse que aceita a Agenda da ONU, com algumas restrições.
Portanto as diferenças entre Amoêdo e Bolsonaro são, aparentemente, as mesmas entre Macron e Trump.
Ambos se colocam pró-liberalismo econômico mas no campo dos costumes, política migratória e relações exteriores somente um deles é suficientemente claro na direção que seguirá.
Abaixo, alguns comentários interessantes e divertidos da postagem.
FONTE:
https://www.economist.com/europe/2018/07/12/emmanuel-macrons-popularity-hits-a-new-low
https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/alexandre-borges/2017/04/26/macron-e-novo-rosto-velho-globalismo-parte-1/
https://www.usatoday.com/story/news/politics/onpolitics/2018/08/16/trump-approval-rating-african-americans-rasmussen-poll/1013212002/