-
14/09/2017 às 10h26

Efeito delação: STF afasta cinco conselheiros do TCE

De acordo com a reportagem, Fux atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Entre as acusações do ex-governador contra conselheiros está o pagamento de propina
Política
Efeito delação: STF afasta cinco conselheiros do TCE
Foto reprodução
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o imediato afastamento de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eles foram citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) à Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações são dos jornalistas Pablo Rodrigo e Felipe Leonel do HiperNotícias.

De acordo com a reportagem, Fux atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Entre as acusações do ex-governador contra conselheiros está o pagamento de propina para que o Tribunal aprovasse as contas do último ano de seu mandato. O ex-governador também acusou conselheiros de receberem propinas para não inviabilizar as obras da Copa 2014.

Em seu depoimento, Silval citou os conselheiros Antônio Joaquim – atual presidente do órgão e que renuncia seu mandato no próximo mês -, José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo, Valter Albano e Waldir Teis.   

O TCE foi alvo de busca e apreensão nesta manhã de quinta-feira (14) após a deflagração da Operação Malebolge, 12ª fase da Operação Ararath, que cumpre mandados em 64 endereços diferentes. A ação é comandada pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

A ação é baseada no depoimento de Silval Barbosa e tem também como alvo a Assembleia Legislativa, a residência do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) e o gabinete do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.