-
08/02/2017 às 09h39

Enem estuda sistema de recuperação de senhas mais seguro em 2017

Plataforma passou a não exigir a \
Brasil
Enem estuda sistema de recuperação de senhas mais seguro em 2017
Foto: pixabay
Plataforma passou a não exigir a "verificação em dois passos" em 2016 e o sistema foi apontado como falho por especialistas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que a segurança de acesso ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reforçada em 2017.

Após denúncias de candidatos sobre a invasão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o atual sistema do Enem foi apontado como falho por especialistas em segurança digital. No ano passado, a plataforma passou a não exigir a "verificação em dois passos", usada para que candidatos pudessem recuperar a senha.

De acordo com o G1, esta brecha de segurança foi supostamente explorada por internautas em um fórum anônimo, em que grupos disseminaram ideias para "roubar" a senha de candidatos que se destacaram no Enem 2016.

"Nós estamos estudando várias opções, uma delas é colocar o sistema de enviar o e-mail a senha, provisória ou definitiva, estamos pensando. Ou de enviar por SMS também. Estamos estudando, ainda não definimos definitivamente. Ou vai ter e-mail, ou vai ter por SMS cadastrado", afirmou milo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep. "Com certeza não será esse sistema que está hoje", completou.