-
01/06/2017 às 11h27

Espaço: NASA descobre por acaso novas jazidas de gelo na Lua

Sonda LRO descobriu por acaso nas crateras claras do polo sul do satélite
Tecnologia
Espaço: NASA descobre por acaso novas jazidas de gelo na Lua
Nasa

A Sonda LRO descobriu por acaso nas crateras claras do polo sul da Lua novos estoques de gelo, o que faz aumentar significativamente as reservas de água no satélite da Terra, diz o artigo publicado no jornal Icarus.

"Sempre pensávamos que o gelo na Lua devia se concentrar em lugares onde a temperatura é suficientemente baixa para a sua formação, mas, na verdade, nem sempre é assim, e esta peculiaridade da Lua há muito tempo que provoca nosso interesse. Agora temos bastantes dados para começar a resolver o enigma, ou seja, saber como é que esta água apareceu. Isso é importante tanto para a colonização da Lua, como para saber como surgiu a água na Terra", disse Matthew Siegler do Instituto da Ciência Planetária em Tucson, EUA.

Uma das principais descobertas da sonda LRO foram os vestígios da presença de água na cratera Cabeus, no polo sul da Lua. Além disso, a LRO encontrou "zonas específicas de pergelissolo", aonde os raios do Sol não penetram e onde, em teoria, o gelo deve existir eternamente.