-
27/04/2018 às 11h04

Fé, Força, Lutas, Dores e União; um Espetáculo Sobre o Poder das 'Mulheres da Terra'

Cidade e Cotidiano
Fé, Força, Lutas, Dores e União; um Espetáculo Sobre o Poder das 'Mulheres da Terra'
Espetáculo Mulheres da Terra (Fotos do ensaio )

Um círculo preenchido com areia (representação do anel de Tucum) será o palco central da peça “Mulheres da Terra”. Ali as atrizes vão encenar de forma poética e dramática todo o universo das trabalhadoras do campo, ressaltando a fé, força, lutas, dores e a união dessas “guerreiras”. São “esposas, mães, filhas, religiosas, benzedeiras e sindicalistas”, que conjugam os verbos no plural e abusam dos pronomes coletivos, para assim sobreviverem às incertezas, às injustiças e à violência no campo, em um “Estado dominado pelos mais variados coronéis do latifúndio”.


A peça teatral é uma produção do Cena Onze, e é uma readaptação do livro “Dez Mulheres muitas Vidas”, de Sheila Gunes e Adenor Godin. A obra retrata depoimentos e histórias de mulheres trabalhadoras do campo, que representam  a luta e a permanência na  terra no interior de Mato Grosso.



Espetáculo Mulheres da Terra (Fotos do ensaio )


E para envolver o público na atmosfera da realidade da força e luta dessas bravas e delicadas trabalhadoras rurais, o enredo “Mulheres da Terra” contará com criações e elementos artísticos diferenciados como iluminação, figurinos, maquiagem, adereços e um rico repertório musical (ao vivo), que inclui a canção “Solo Le Pido A Dios”, da cantora Mercedes Sosa.


Segundo a assistente de direção do Cena Onze Heloyse Gody, a peça “Mulheres da Terra” é uma dramaturgia fragmentada e não linear (as causas de ontem se encontram com as causas de hoje), fato esse que levará o público para uma reflexão sobre temas importantes da nossa sociedade. “O espetáculo tenta contribuir para um despertar em defesa do obvio nestes sombrios tempos, retirando do anonimato ou do desprezo o papel do feminismo na emancipação de mulheres e homens do campo e das cidades”.


Confira:

Espetáculo: “Mulheres da Terra”

De 04/05 a 16/06 (sextas e sábados) às 19:30 hs.

Local: Cine Teatro Cuiabá (Sala Anderson Flores)

Ingressos: R$ 20, 00

Mais informações: (65) 2129-3848



                        Edileuza Faria 

Jornalista e Bacharel em Direito (Foto: Facebook)