-
09/04/2019 às 19h32

França vota projeto de imposto sobre gigantes digitais

Mundo
França vota projeto de imposto sobre gigantes digitais
Reprodução Internet

Em uma primeira leitura, deputados franceses votaram na noite desta segunda-feira (8) a instauração de um imposto sobre gigantes da internet;


O novo imposto poderá fazer da França uma das pioneiras nessa área, apesar de pedidos dos Estados Unidos para abandonar esse projeto.


Os deputados aprovaram por 55 votos a favor, 4 contra e 5 abstenções o artigo que estabelece o “imposto GAFA” – um acrônimo para Google, Amazon, Facebook e Apple, bem como outros gigantes digitais.


A presentado pelo ministro da Economia, Bruno Le Maire, a proposta é inspirada em um projeto de lei europeia que não avançou devido à relutância de quatro países (Irlanda, Suécia, Dinamarca e Finlândia).


Le Maire, que apresentou este projeto como um compromisso do presidente Emmanuel Macron que será “cumprido”, defendeu-o como um texto que busca alcançar “justiça e eficiência fiscal”.


O ministro considerou “inaceitável” que os gigantes digitais tivessem “lucros consideráveis” na França, mas pagassem impostos no exterior. “Ninguém pode aceitar isso”, declarou ele, segundo a AFP.