Fronteira com Venezuela é fechada após decisão da Justiça

A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada no dia de ontem, 06, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima.
O bloqueio é para impedir a entrada de venezuelanos que fogem do regime do ditador daquele país Nicolas Maduro e foi decido pela Justiça Federal.
O fechamento se deu por volta das 17 horas de ontem e é feito pela PRF e agentes da Força Nacional de Segurança. No entanto, a passagem de venezuelanos que querem retornar ao seu país, ou brasileiro que querem ir para Pacaraima.
A decisão foi tomada porque 500 venezuelanos estão atravessando a fronteira por dia, o que tem gerado problemas para o Estado de Roraima. Só no primeiro semestre do ano foram mais de 16 mil pedidos de refúgio.
A Justiça condicionou a entrada de venezuelanos ao equilíbrio numérico, que é uma ação do governo federal que pode transferir imigrantes para outras regiões do Brasil.
A decisão da Justiça se dá em resposta de uma ação pública movida pelo Ministério Público Federal, que foi contra um decreto do governo do Estado para conter o fluxo de imigração. O decreto foi assinado no dia 1º pela governadora Suely Campos (PP).