-
07/08/2018 às 12h36

Fronteira com Venezuela é fechada após decisão da Justiça

Brasil
Fronteira com Venezuela é fechada após decisão da Justiça
Foto reprodução Terça Livre

A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada no dia de ontem, 06, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima.


O bloqueio é para impedir a entrada de venezuelanos que fogem do regime do ditador daquele país Nicolas Maduro e foi decido pela Justiça Federal.


O fechamento se deu por volta das 17 horas de ontem e é feito pela PRF e agentes da Força Nacional de Segurança. No entanto, a passagem de venezuelanos que querem retornar ao seu país, ou brasileiro que querem ir para Pacaraima.


A decisão foi tomada porque 500 venezuelanos estão atravessando a fronteira por dia, o que tem gerado problemas para o Estado de Roraima. Só no primeiro semestre do ano foram mais de 16 mil pedidos de refúgio.


A Justiça condicionou a entrada de venezuelanos ao equilíbrio numérico, que é uma ação do governo federal que pode transferir imigrantes para outras regiões do Brasil.


A decisão da Justiça se dá em resposta de uma ação pública movida pelo Ministério Público Federal, que foi contra um decreto do governo do Estado para conter o fluxo de imigração. O decreto foi assinado no dia 1º pela governadora Suely Campos (PP).