A futura Ministra da Agricultura e a atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina (DEM/MS), em nome da FPA homenageou na última terça-feira (4/12), deputados e senadores membros e ex-presidentes da Frente Parlamentar.
Foram 39 deputados federais; e 16 senadores.
A futura Ministra da Agricultura e a atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina (DEM/MS), em nome da FPA homenageou na última terça-feira (4/12), deputados e senadores membros e ex-presidentes da Frente Parlamentar.
Foram 39 deputados federais; e 16 senadores.
Para a futura Ministra Tereza Cristina, a solenidade marca o reconhecimento dos avanços conquistados não só na agropecuária, mas no Brasil. Durante a cerimônia, também foi destacado o trabalho desenvolvido pela FPA desde sua criação.
Segundo Tereza Cristina, os parlamentares homenageados mudaram a história da agropecuária brasileira. “A agropecuária nacional só deu o salto de qualidade que precisava graças ao trabalho exercido por cada um. O fortalecimento da FPA é fruto da dedicação dos senhores que estão saindo e vai continuar com aqueles que estão chegando”, afirmou. A presidente disse ainda que a FPA sempre será instrumento fundamental de diálogo com os produtores rurais de todo o país, com as entidades do setor produtivo e com a sociedade brasileira.
Ao lembrar sua atuação de destaque nas pautas ambientais, como o Código Florestal, o deputado Valdir Colatto (MDB/SC), coordenador de Meio Ambiente da FPA e também ex-presidente, lembrou que no início a agricultura nunca chamava atenção. “Temos um desafio grande à frente das pautas ambientais, no Congresso Nacional. Precisamos de representatividade. Precisamos parar com ideologias e tirar essa briga entre agricultura e meio ambiente. Isso é uma falácia. Somos aliados. O produtor rural é o que mais preserva a natureza, pois depende do meio ambiente para continuar produzindo alimento à população”, defendeu Colatto.
O Estado de Mato Grosso, conhecido como o berço do Agronegócio no Brasil, teve 5 parlamentares homenageados, 3 deputados e 2 senadores: Victório Galli (PSL); Adilton Sachetti (PRB); Nilson Leitão (PSDB); Cidinho Santos (suplente de senador) e José Medeiros (Podemos).
Victório Galli, do grupo político de Bolsonaro, é o parlamentar mais presente e mais atuante da FPA, segundo relatórios da coordenação da FPA. Galli foi considerado o deputado que mais votou ao lado da Agricultura brasileira, desta legislatura.
Galli lembrou: “a FPA trouxe dignidade e motivação aos agricultores e pecuaristas do Brasil. Um ambiente de debate justo sem demonização do setor produtivo. Conseguimos eliminar o viés ideológico que coloca o agricultor como vilão. O setor gera emprego, gera renda, gera desenvolvimento e é o maior responsável pela preservação ambiental. Enquanto organismos internacionais ficam gritando, o agro trabalha e preserva o meio ambiente”, finalizou o parlamentar conservador.
Ex-presidentes
Na solenidade, também foi inaugurada a Galeria de Ex-Presidentes da FPA: Abelardo Lupion, Augusto Nardes, Beto Rosado, Dilceu Sperafico, Homero Pereira (in memoriam), José Augusto Maia, Kátia Abreu, Luis Carlos Heinze, Marcos Montes, Moacir Micheletto (in memoriam), Moreira Mendes (in memoriam), Nelson Marquezelli, Nilson Leitão, Odacir Zonta, Ronaldo Caiado, Silas Brasileiro e Valdir Colatto.
Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), um dos homenageados, sua atuação na FPA foi pautada por causas primordiais para o país, como licenciamento ambiental e segurança jurídica.
“Sou muito grato pela oportunidade que esta Frente me deu. Tenho orgulho pelo trabalho que desenvolvi aqui como parlamentar e como presidente”, disse Leitão, que presidiu o colegiado em 2017.
Confira a lista de homenageados:
Deputados (as) federais:
Adilton Domingos Sachetti
Aelton José De Freitas
João Alberto Fraga Silva
Jacob Alfredo Stoffels Kaefer
Carlos Eduardo Xavier Marun
Carlos Do Carmo Andrade Melles
Cesar Hanna Halum
Francisco Danilo Bastos Forte
Darcísio Paulo Perondi
Dilceu João Sperafico
Evandro Herrera Bertone Gussi
Evandro Rogerio Roman
Fabio Paulino Garcia
Francisco Alves De Aguiar
Geraldo Resende Pereira
Heuler Abreu Cruvinel
João Rodrigues
Josué Bengtson
Jovair De Oliveira Arantes
Junji Abe
Lázaro Botelho Martins
Luiz Carlos Jorge Hauly
Luiz Claudio Pereira Alves
Luiz Henrique Mandetta
Marcos Montes
Mauro Pereira
Nelson Marquezelli
Nilson Leitão
Nilton Balbino
Osmar José Serraglio
Victorio Galli Filho
Raimundo Gomes De Matos
Raquel Muniz
Reinhold Stephanes
Roberto Egídio Balestra
Wherles Fernandes Da Rocha
Rogério Simonetti Marinho
Antônio Pinheiro Júnior
Valdir Colatto
Senadores (as):
Airton Sandoval
Ana Amélia de Lemos
Benedito de Lira
Cidinho Santos
Flexa Ribeiro
Garibaldi Alves Filho
Givago Tenório
Gladson de Lima Cameli
Ivo Cassol
José Antônio Medeiros
Paulo Bauer
Pedro Chaves
Romero Jucá
Ronaldo Caiado
Valdir Raupp
Waldemir Moka
Com informações: Agro em Dia.
Valdecir jose dos santos
Quero aqui deixar meus sinceros reconhecimento,graças a Deus fui criado na lavoura tenho o cheiro da roça,sendo assim a nossa agricultura prosperarà e vai estar na frente na geração de emprego.09/12/2018 18:50