-
23/06/2020 às 10h42

Leitos de UTI em colapso: Lockdown poderá ser decretado em Rondonópolis

Cidade e Cotidiano
Leitos de UTI em colapso: Lockdown poderá ser decretado em Rondonópolis
Imagem DIvulgação

Após os decretos não estarem apresentado os resultados esperados em Rondonópolis, que tem toque de recolher, lei seca e lockdown aos sábados e domingos, um novo fator pode determinar medidas mais contundentes no município.


O último Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (22), apresenta mais de mil casos confirmados em Rondonópolis e um dado chama a atenção, dos 38 leitos de UTI das redes pública e privada, 42 estão ocupados (110.5%). Há, portanto, um sobrecarregamento dos leitos de UTI.




Esse fator pode levar a justiça a determinar um fechamento de comércios não essenciais para conter o avanço da pandemia de covid-19 o chamado lockdown.


Existe um decreto 522/2020 estadual em MT, que manda fechar cidades em que há alto risco de contaminação, uma quarentena coletiva. Permitindo apenas atividades essenciais.


As informações são de que o Ministério Público em Rondonópolis e outros agentes ligados a saúde, estão convencidos de que somente medidas mais drásticas serão eficazes na contenção da disseminação do Corona vírus. Até o momento não existe conhecimento de ação judicial neste sentido, porém não é uma opção descartada.