27/11/2017 às 11h30
MT: Governador quer que aposentados voltem a receber dentro do mês até fevereiro
Cidade e Cotidiano
Foto reprodução Facebook
O governador Pedro Taques (PSDB) espera que entre janeiro e fevereiro de 2018 consiga voltar a pagar o salário dos servidores aposentados dentro do mês trabalhado e não mais até o dia 5, como tem sido feito nos últimos meses. A promessa de redobrar os esforços foi feita durante uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, que iniciou por volta das 19h deste domingo (26).
“Estamos trabalhando para voltar para o dia 30, quem sabe agora com a PEC do Teto aprovada, nós possamos agora em janeiro, fevereiro, voltar esse salário para o dia 30. É um direito do servidor, mas a Constituição Estadual estabelece até o dia 10. Eu sei o problema que isso causa, minha mãe é servidora pública estadual aposentada e tenho certeza que vamos trabalhar bastante para que isso mude”, disse ao ser questionado especificamente sobre o salário dos aposentados.
Em relação ao salário dos demais servidores, que desde dezembro de 2016 passaram a ter o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado como data base, o governador não teceu comentários. Apesar do descontentamento, o pagamento no dia 10 é absolutamente legal. A data está prevista na Constituição de Mato Grosso.
A possibilidade de readequar a data base de pagamento dos aposentados se deve à aprovação da PEC do Teto pela Assembleia, na última semana. Com a aprovação e promulgação pelo Parlamento, o governo poderá se enquadrar no Regime de Recuperação Fiscal elaborado pelo governo federal que prevê folga no caixa de até R$ 1,3 bilhão em dois anos com a renegociação da dívida. Esse valor será investido em saúde e educação.
Nesta linha de pagamento de salários, Taques garantiu no início da semana passada que o décimo terceiro dos funcionários que fazem aniversário em outubro serão pagos até 30 deste mês. Os servidores recebem a gratificação de acordo com o mês de aniversário.
Originalmente de RD News