-
17/06/2019 às 15h01

MT lança programa para incentivar emissões de notas fiscais

Política
MT lança programa para incentivar emissões de notas fiscais
Foto Gcom-MT

O Governo Estadual de Mato Grosso lançou na manhã desta segunda-feira (17) o programa “Nota MT”. O cidadão poderá se cadastrar no site “nota.mt.gov.br” e, a cada compra que fizer, ele poderá efetuar o registro das notas fiscais e concorrer a prêmios mensais. 


A intenção do Governo é realizar uma justiça fiscal, segundo o próprio secretário de fazenda, Rogério Gallo. 


Para o secretário Gallo, o governo acredita que até o final de 2019, 250 mil consumidores já estarão cadastros no sistema. E, ao menos, dobrar a emissão de notas fiscais em Mato Grosso, de 1 milhão de notas diárias, para 2 milhões. 


O sistema prevê promover ao cidadão um mecanismo que permita a devolução de tudo que é pago em impostos ao Governo de Mato Grosso.


“Pagamos muito e recebemos pouco do setor público no Brasil”, disse Mauro Mendes. 


“Ampliar a base para que você tenha o maior número de cidadãos contribuindo; e, com esse alargamento da base, teremos mais pessoas pagando, e podemos sim, ter um Estado que pare de aumentar impostos, quem sabe sonhar com a diminuição de impostos. Esse é o nosso desejo”, disse Mauro Mendes.


Uma das preocupações do Deputado Estadual Xuxu Dal Molin estaria em impedir aumento de multas ao setor empresarial. Com isso, o Secretário Rogério Gallo reforçou que a intenção está na autorregulação e não em colocar o Estado em cima dos empresários, e que multas estão descartadas. 


A medida teve apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No ato, a ALMT foi representada pela vice-presidente Janaina Riva e Dilmar Dal Bosco. 


O vice-presidente da FCDL, Paulo Gasparotto e o segundo-vice-presidente David Pintor estiveram presentes no lançamento, representando o comércio em Mato Grosso. 


O empresário e Presidente do Sindicato dos Bares e Hotéis de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, participou do lançamento do Programa e esteve atuante durante os trâmites para adequações do projeto, desde sua formatação.