-
02/03/2018 às 12h29

MT: Oscar Bezerra sugere campus da UFMT em Juara para atender impactos da usina castanheira

Bezerra disse acreditar que se a universidade federal for implantada no município de Juara, automaticamente a região do Araguaia também deve ser atendida
Política
MT: Oscar Bezerra sugere campus da UFMT em Juara para atender impactos da usina castanheira
Durante sessão na Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) usou a tribuna e solicitou para a deputada estadual Janaina Riva (MDB) para que em um trabalho conjunto, possam cobrar o governo federal sobre a implantação da Universidade Federal na região noroeste do estado, onde o município de Juara deve ser contemplado.

Bezerra disse acreditar que se a universidade federal for implantada no município de Juara, automaticamente a região do Araguaia também deve ser atendida. O deputado frisou que com a implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira no Rio Arinos, as cobranças junto ao governo federal poderão ganhar mais força.

Em seu posicionamento, Oscar pediu que o governo federal priorizasse a implantação da universidade usando como consequência os eventuais impactos ambientais e sociais que a UHE possa causar ao município.  

Ele lembrou que enquanto prefeito de Juara realizou um trabalho de levantamento regional e na época foi aprovada junto ao Congresso Nacional a criação das Universidades Federais no Estado de Mato Grosso.

O parlamentar revelou que as cidades contempladas com a implantação da UFMT foram: Rondonópolis, Confresa na região do Araguaia e a outra no município de Juara, região noroeste do Estado.

“Na oportunidade da ligação que a deputada tem (Janaina Riva) com o senador Wellington Fagundes (PR-MT), que é um batalhador nessa questão. Seria oportuno, deputada, que ficasse registrada a nossa passagem por esse parlamento, a conquista também da interiorização da unidade da universidade federal”, conclui.