-
19/10/2018 às 12h13

Mulher assume maior comando do Exército dos EUA pela 1ª vez na história.

Tenente-General Laura Richardson comandará de forma interina divisão conhecida como Forscom, com mais de 870 mil pessoas, até que Senado confirme novo titular do cargo
Mundo
Mulher assume maior comando do Exército dos EUA pela 1ª vez na história.
Foto: William C. Bunce / U.S. Army
A participação das mulheres no Exército dos Estados Unidos é antiga, com registros históricos que estimam entre 400 e 700 as que combateram - ainda que disfarçadas de homem - durante a Guerra de Independência (1775-1783). 

Oficialmente, no entanto, a primeira unidade feminina nas Forças Armadas americanas só foi estabelecida em 1942, com a criação de um Corpo Auxiliar para o treinamento das oficiais - responsável por formar mais de 150 mil soldados mulheres para a 2ª Guerra. 

Em todos esses anos, no entanto, nenhuma mulher jamais havia liderado o maior comando das Forças Armadas americanas, conhecido como Forscom. Essa história mudou nesta quarta-feira, 17, quando a Tenente-General Laura Richardson passou a responder por essa equipe de 776 mil militares e 96 mil civis.

Este momento único para os militares americanos não é o primeiro na carreira de Laura, que atua no Exército há 32 anos. Em 2012, ela também foi a primeira mulher a assumir o vice-comando da Primeira Divisão de Cavalaria, que carrega o título de “Primeiro Time” americano.

Cinco anos depois, foi promovida novamente e passou a ocupar o vice-comando da Forscom - mais uma vez, com o status de primeira oficial do sexo feminino na posição. A divisão era liderada pelo General Robert B. Abrams, que deixou o posto na terça-feira para chefiar as tropas americanas na Coreia do Sul.

Apesar da conquista histórica, o cargo de Laura Richardson ainda não é definitivo. Em entrevista ao canal CNN, o diretor de relações públicas do Forscom, Coronel Michael Lawhorn, afirmou que ela vai acumular os cargos de vice-comandante e comandante interina até que o substituto de Abrams seja nomeado e confirmado pelo Senado.

Lawhonrn disse ainda que Laura está na lista de oficiais cotados para assumir o comando de forma definitiva e que sua liderança provisória não deve ser breve. Os prazos para nomeação e confirmação do sucessor de Abrams não foram divulgados.

ANTONIO

A esquerda enlouquece! Não Trump não era misógino? Ponto pra Trump!

22/06/2019 19:35

Víctor Hugo de Jesus

Parabéns que Deus lhe abençoe para tomar sempre as atitudes certas em defesa de seu país e dos países menos favorecido de tecnologia

17/06/2019 15:27

Neuza Maria Machado .

Parabéns tenente Coronel maravilha , que Deus a proteja sempre Parabens . LAURA MAIS UMA VEZ PARABÉNS.

21/10/2018 17:30