-
06/11/2018 às 15h26

Nem Blairo, nem Sachetti: O ministro da Agricultura de Bolsonaro não será de MT

Agronegócio
Nem Blairo, nem Sachetti: O ministro da Agricultura de Bolsonaro não será de MT
Foto reprodução Web
Sites de Mato Grosso fomentam os nomes de Adilton Sachetti, Blairo Maggi ou Eumar Novacki como “ministeriáveis” do futuro governo Bolsonaro.

O site Midia News chegou a colocar Novacki como um dos possíveis nomes para assumir o Ministério da Agricultura de Bolsonaro, a publicação foi feita no último dia 31 de outubro. Na mesma balada o site RD News trouxe como possíveis nomes: Blairro Maggi e Adilton Sachetti.

Ao pesquisar o assunto, outros nomes estão na lista de prioridade para Bolsonaro. E, estes novos nomes frustram os sonhos de Blairo, Sachetti e Novacki.

O presidente eleito Jair Bolsonaro já afirmou que deseja um nome de consenso dentro do setor ruralista e o que estamos observando nos bastidores é que este nome deva sair com o aval de Luiz Antônio Nabhan Garcia e da UDR. Nabhan é o atual presidente da União Democrática Ruralista e apostou em Bolsonaro desde antes do início da campanha. A UDR foi criada nos anos 80 por Ronaldo Caiado, a associação foi esquecida pelos governos de esquerda do PSDB e PT ao longo das últimas décadas.

A APROSOJA de MT defende Sachetti e Maggi. Porém, será que combinaram estes nomes com outros representantes da APROSOJA e da UDR espalhados pelo Brasil?

Nesta terça-feira, Nabhan estará reunido com representantes ruralistas de diversos estados, em Brasília. E, ainda na data de hoje, Nabhan deverá se reunir com Bolsonaro para definição do nome que irá assumir o novo Ministério da Agricultura do Governo Bolsonaro.

Os 3 nomes mais fortes e de consenso nacional são os do Deputado Federal pelo PP, Jerônimo Goergen, do Rio Grande do Sul; do Deputado Federal Marco Pontes (PSD-MG); e do Presidente da UDR, Luiz Nabhan. Nabhan se tornou homem de confiança de Bolsonaro e do setor ruralista nacional. Com isso, os nomes mato-grossenses ventilados estão descartados.

Outros nomes também podem ser avaliados: Xico Graziano, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), um dos fundadores do PSDB, ex-chefe de gabinete do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS); Pedro de Camargo Neto, diretor da Sociedade Rural Brasileira; Frederico D'Ávila (PSL), deputado estadual eleito por São Paulo; Tereza Cristina da bancada ruralista; e Marcos da Rosa, ex-presidente da Aprosoja Brasil.

Nova Ubiratã

Esse ministro é de Nova Ubiratã, Mato Grosso. É produtor aqui, tem terras aqui.

06/11/2018 18:54