A nova empresa de coleta de lixo já está operando nas ruas da Capital desde a última segunda-feira (10) e a expectativa é que os serviços sejam regularizados até o final desta semana. Selecionada mediante sua segunda colocação no certame licitatório de 2012, a Locar Gestão de Resíduos assume a responsabilidade de garantir a limpeza plena em toda a cidade até o fim deste ano, quando o novo edital estará devidamente finalizado para iniciar um novo processo de contratação em 2018.
A nova empresa de coleta de lixo já está operando nas ruas da Capital desde a última segunda-feira (10) e a expectativa é que os serviços sejam regularizados até o final desta semana. Selecionada mediante sua segunda colocação no certame licitatório de 2012, a Locar Gestão de Resíduos assume a responsabilidade de garantir a limpeza plena em toda a cidade até o fim deste ano, quando o novo edital estará devidamente finalizado para iniciar um novo processo de contratação em 2018.
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a decisão de escolher a segunda colocada para retomar os trabalhos foi uma prudente determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, com o objetivo de preservar a continuidade administrativa dos serviços.
“O prefeito fez a sábia escolha, pensando primeiramente na população e na necessidade de manter nossa cidade com a coleta de resíduos dentro de sua normalidade, evitando maiores transtornos que o descarte irregular de lixo pode trazer para toda a comunidade cuiabana. Com a nova empresa assumindo esta missão, os problemas passados enfrentados serão solucionados, uma vez que a Locar se encontra apta para atuar nas ruas da cidade sem comprometer o bom funcionamento de suas atividades. Contamos também com o apoio e a compreensão de toda a população, pois todos os esforços estão sendo direcionados para a normalização dos trabalhos e até o fim desta semana regularizaremos a atual situação que temos em toda a cidade”, afirmou o gestor.
A coleta incompleta de resíduos sólidos nas últimas semanas se deu pelo cumprimento do aviso prévio por parte da Ecopav. Segundo a legislação trabalhista, ao longo do período final da prestação de serviços, a contratada pode deixar de cumprir duas horas de seu tempo regular sem qualquer prejuízo. Esta redução acarretou no comprometimento da coleta integral de resíduos sólidos, conforme salienta Stopa.
“A normativa é clara e precisa ser seguida, mas entendemos que isso agravou alguns problemas ao redor da cidade e por isso nos colocamos à disposição do cidadão, tornando livre o seu acesso ao município e a Locar, para esclarecimentos, solicitações ou alertas quanto ao acúmulo de lixo em pontos específicos. Já estamos atuando com rapidez e todos os 30 caminhões dedicados à coleta da Capital estão nas ruas, trabalhando arduamente para garantir tranquilidade e um serviço de qualidade para toda a sociedade”, concluiu.
Em caso de dúvidas ou solicitações, o contribuinte pode entrar em contato com a Locar pelo telefone 0800 002 0202, bem como com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do telefone 3645-5518.