Para que ocorra fogo, são necessários no mínimo três elementos para gerar combustão: combustível, comburente e ignição, conhecido como triangulo do fogo.
O combustível pode ser liquido, solido ou gasoso, o comburente no mínimo 13% de oxigênio, e a ignição, energia que provoca calor.
Para que ocorra fogo, são necessários no mínimo três elementos para gerar combustão: combustível, comburente e ignição, conhecido como triangulo do fogo.
O combustível pode ser liquido, solido ou gasoso, o comburente no mínimo 13% de oxigênio, e a ignição, energia que provoca calor.
Florestas possuem combustíveis de sobra, madeiras, espécies resinadas, serapilheira entre outros, que se acumulam ao longo do tempo, são alguns exemplos de elementos, que estão sujeitos a se incendiar.
Vários são os fatores que podem influenciar o incêndio florestal, exemplo, material combustível, topografia, e meteorologia.
Na Amazônia, existe uma lacuna de conhecimento cientifico do fator combustível no comportamento do fogo, o que dificulta nossa capacidade de previsão e comportamento do fogo, o que torna trabalhoso o seu combate quando ocorrem incêndios florestais.
No entanto, para melhor entender, na Europa, Portugal recentemente sofreu com um grande incêndio florestal, na américa o estado da Califórnia, EUA tiveram incêndios catastróficos, e assim como no caso dos incêndios na Amazônia muitos animais morreram, os prejuízos ecossistêmicos e financeiros foram inestimáveis, mas por incrível que pareça, por aqui (Brasil), contamos com menos recursos, mas historicamente temos maior capacidade e evitar catástrofes maiores, pois no Brasil, raros são os casos de mortes humanas, geralmente as vítimas dos incêndios são combatentes.
Nos EUA, no ano de 2018 foram registradas 71 vítimas fatais, em Portugal em 2017 foram registrados 62 mortes nos incêndios florestais. Na China, em 2019 os incêndios florestais vitimaram mais de 30 bombeiros.
O que mais me intriga é a mídia brasileira e ONG’S, que em sua maioria usa de má fé e do efeito manada, para desinformar o Brasil e o mundo com Fakenews.
Fotos antigas de animais mortos vítimas de incêndios de anos anteriores, circulam na internet e, foram amplamente compartilhadas como sendo deste ano e da Amazônia.
Teve até manifesto através de fotos, com garotas jovens, bonitas, maquiadas com fogo e lagrimas, com rostos e busto desenhados com animais como girafa, e arvores coníferas, que nem mesmo são nativos do Brasil.
Enquanto isso, a Bolívia perde meio milhão de floresta amazônica, a hipocrisia ambientalista culpa o Governo Brasileiro.
Portanto, o Brasil está de luto, pelas girafas mortas no incêndio florestal que ocorreram na Amazônia, e a maioria silenciosa dos brasileiros, pasmos com a falta de caráter dos que usam a desinformação numa guerra ideológica jamais vista.
Presenteado o Youtuber e jornalista do Terça Iivre com o Livro " Dois dedos de prosa".
Rodrigo Gomes Vieira, Engenheiro Florestal, Suplente de Deputado Estadual por Mato Grosso. Poeta e escritor, autor do livro “Dois Dedos de prosa. Insights para refletir. Versos para evoluir!”.