-
16/05/2017 às 16h47

O que são esses estranhos flashes que aparecem em fotos da Terra?

Carl Sagan acreditava que as luzes indicavam sinais de vida do planeta vistos do espaço. Nova hipótese atribui flashes a cristais de gelo na atmosfera
Tecnologia
O que são esses estranhos flashes que aparecem em fotos da Terra?
Um dos flashes de luz capturados pela agência espacial americana está localizado na América do Sul, na região do estado brasileiro de Mato Grosso. (Divulgação/Nasa)

A Nasa divulgou nesta segunda-feira uma série de imagens da Terra em que aparecem flashes de luz amarelos refletidos em nosso planeta. Os raios são tão grandes que podem ser vistos do espaço, a mais de 1,6 milhão de quilômetros de distância, onde está posicionado o Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC, na sigla em inglês). Não é a primeira vez que a agência espacial americana registra o fenômeno – raios parecidos já foram capturados em fotos do oceano. Por isso, até agora esperava-se que eles fossem um reflexo da luz do Sol na água. Mas, com a nova imagem, os mesmos flashes foram capturados em terra firme, fazendo com que os cientistas sejam obrigados a rever essa hipótese. A nova teoria para solucionar o mistério atribui as estranhas luzes a elementos a pequenos cristais de gelo horizontais e de grande altitude presentes na atmosfera.