-
11/05/2020 às 14h29

Obamagate: entenda os motivos da animação de Trump

Mundo
Obamagate: entenda os motivos da animação de Trump

“Obamagate faz Watergate parecer pequeno”, escreveu Trump na rede social Twitter nesta segunda.


Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, colocou, neste domingo (10), o termo “Obamagate” em primeiro lugar dos assuntos mais comentados do Twitter mundial, com mais de 2 milhões de repetições.


Na manhã desta segunda-feira (11), ele voltou a tocar no assunto. “Obamagate faz Watergate parecer pequeno”, escreveu Trump na rede social.


O caso Watergate foi um escândalo político ocorrido nos EUA, em 1974, que acabou por culminar com a renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano.


Muita gente não tem ideia do que o termo “Obamagate” significa, visto que a imprensa tradicional brasileira quase não tocou no assunto.


Ainda ontem, no Twitter, fizemos um apurado com as principais informações sobre o tema publicadas pela RENOVA ao longo dos últimos anos.


Você pode conferir a lista das matérias mais abaixo, mas, antes disso, vamos apresentar um breve resumo:


“O termo ‘Obamagate’ é uma referência ao inquérito aberto pelo FBI para espionar a campanha do então candidato republicano, em 2016, com base em um dossiê falso financiado pelo Partido Democrata que conectava Donald Trump com o governo da Rússia.


Anos depois, após uma intensa campanha de desinformação da imprensa e da oposição, o procurador-especial Robert Mueller inocentou Trump das acusações de conluio.


Agora, o Departamento de Justiça dos EUA está investigando as origens do inquérito do FBI, o que pode atingir diretamente o ex-presidente Barack Obama e os democratas.”