-
25/04/2019 às 10h56

Operação da PF combate desmatamento ilegal na Amazônia

Brasil
Operação da PF combate desmatamento ilegal na Amazônia
Foto reprodução Renova Mídia

Ação da PF combate desmatamento ilegal da Amazônia em 8 estados e no Distrito Federal.


A Polícia Federal (PF) desarticulou um grupo envolvido com extração de madeira de forma ilegal da floresta amazônica, por meio de pagamento de propinas a servidores de órgãos de fiscalização ambiental.


A Operação Arquimedes, que acontece em oito estados e no Distrito Federal, levou à prisão um ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Nesta quinta-feira (25) estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 109 mandados de busca e apreensão. No Distrito Federal, o alvo dos policiais é o Serviço Florestal Brasileiro.


A operação da PF investigou um esquema de corrupção entre servidores de órgãos ambientais estaduais, que envolve, também, a participação de engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras.


Os investigados poderão responder por crimes de falsidade ideológica e documental nos processos de concessão e fiscalização, de extração e comércio ilegal de madeira, de lavagem de bens, direitos e valores, de corrupção ativa e passiva e de constituição de organização criminosa, registra o Metrópoles.