-
09/08/2019 às 09h41

Paraguai e Brasil vão discutir novo acordo sobre Itaipu

Mundo
Paraguai e Brasil vão discutir novo acordo sobre Itaipu
Reprodução Internet

Após confusão no Paraguai envolvendo o primeiro acordo entre os países, uma reformulação é necessária.


Técnicos da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) e representantes paraguaios da Itaipu Binacional se reuniram na terça-feira (6), no Paraguai, para discutir pontos que, posteriormente, negociarão com os representantes brasileiros.


O objetivo do governo do presidente Mario Abdo Benitez é estabelecer um novo acordo para contratação de energia elétrica.


“A primeira reunião técnica aconteceu nesta terça. Está prevista a constituição de uma mesa de trabalho permanente para avaliar as várias propostas com vistas às próximas tratativas entre representantes paraguaios e da Eletrobras, do Brasil”, informa nota divulgada nesta quarta-feira (7), pela presidência paraguaia.


Na nota, o novo diretor-técnico interino da parte do Paraguai na administração da Itaipu Binacional, Luis Gilberto Valdez, diz que, embora não haja prazos para a assinatura de um novo acordo, o assunto está sendo tratado com o máximo de atenção.


A divulgação das condições do primeiro acordo, assinado no dia 24 de maio, gerou uma crise política no país vizinho. De acordo com autoridades e congressistas paraguaias, a primeira negociação prejudicava o Paraguai, podendo causar um prejuízo dez até US$ 300 milhões.