-

Pegadas de neandertais encontradas em praia da França

Brasil
Pegadas de neandertais encontradas em praia da França
Reprodução Internet

As pegadas oferecem novas pistas importantes sobre as estruturas sociais dos habitantes pré-históricos da Terra.

Os cientistas acreditam que os neandertais — nossos primos evolutivos mais próximos — tenham vivido em grupos, mas seu tamanho e composição têm sido difíceis de inferir a partir de restos arqueológicos e fósseis.

Pesquisadores relataram a descoberta de 257 pegadas ao longo da costa da Normandia, na França, que foram imaculadamente preservadas ao longo de 80 mil anos.

Um estudo publicado, na última segunda-feira (9), na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, sugere que o grupo tinha entre 10 e 13 indivíduos, principalmente crianças e adolescentes, junto com alguns prováveis adultos do sexo masculino, muito altos, que poderiam ter até 1,90 metro de altura, a julgar pelo tamanho dos seus pés.

As pegadas foram encontradas entre o que a equipe chamou de “material arqueológico abundante”, indicando operações de abate e produção de ferramentas de pedra.

Elas datam de uma época em que apenas neandertais, não humanos anatomicamente modernos, viviam na Europa Ocidental, informa o jornal Correio Braziliense.