Considerado um dos principais defensores do governo Bolsonaro em Mato Grosso, o deputado estadual Silvio Fávero tem atuado fortemente a favor do desenvolvimento estadual com aplicações de leis em benefício da população e articulações de melhorias em todas as áreas.
Ao lado do presidente Jair Messias Bolsonaro na agenda presidencial, Silvio Fávero comemorou os investimentos anunciados pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dentre eles, a Ferrogrão, tecnicamente chamada EF-170, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
Considerado um dos principais defensores do governo Bolsonaro em Mato Grosso, o deputado estadual Silvio Fávero tem atuado fortemente a favor do desenvolvimento estadual com aplicações de leis em benefício da população e articulações de melhorias em todas as áreas.
Ao lado do presidente Jair Messias Bolsonaro na agenda presidencial, Silvio Fávero comemorou os investimentos anunciados pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dentre eles, a Ferrogrão, tecnicamente chamada EF-170, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
“Não tem como não pensar o que vai ser Mato Grosso daqui alguns anos com o maior entroncamento de ferrovias do Brasil, com o Ferrogrão saindo de Lucas do Rio Verde, com o Fico nascendo em Lucas do Rio Verde. Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) que vai sair graças a coragem do presidente Jair Messias Bolsonaro. Vamos assinar o contrato dela em novembro, começando as obras ano que vem, de Agua Boa até Goiás, depois se estenderá até Lucas”, adiantou o ministro.
FERROGRÃO
A construção do ‘Ferrogrão’, considerada estratégica pelo governo de Jair Bolsonaro será licitada no primeiro trimestre de 2021 e começará a operar em 2030, segundo o governo. Com uma rota de quase 1.000 quilômetros, ela iniciará em Sinop, no Mato Grosso até o porto de Miritituba, no rio Tapajós, afluente do Amazonas.
FICO
Já a FICO deverá ligar o município de Água Boa (MT) até a cidade de Mara Rosa, em Goiás, cujo trilhos se conectarão com a Ferrovia Norte-Sul. A ligação ferroviária terá uma extensão de 348 quilômetros e vai propor uma opção logística eficiente para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste, sobretudo de Mato Grosso – maior produtor nacional de grãos, em direção aos portos brasileiros de grande capacidade: Itaqui, no Maranhão, ou ao Porto de Santos, através da conexão com a Ferrovia Malha Paulista.
Foto: Alan Santos/PR
“É público e notório o comprometimento do Governo Bolsonaro com o desenvolvimento nacional, com atenção especial para o estado de Mato Grosso, em reconhecimento a força de trabalho e o potencial produtivo local, que alimenta o Brasil e o mundo. É muito gratificante sermos reconhecidos não só com palavras, mas com ações concretas que permitirão a expansão agrícola, com os novos investimentos na infraestrutura e logística”, comemorou Fávero.
Autor da Lei Autor da Lei nº 11.161/20, que facilitou as formas de pagamento de pedágio nas rodovias estaduais, o deputado estadual Silvio Fáveros se articulou, recentemente, junto à bancada federal para que o benefício seja estendido às rodovias federais que cortam Mato Grosso e cobrou providências para a duplicação da BR-163.
Também na última sexta-feira, o ministro da da Infraestrutura assegurou o início imediato das obras da duplicação de 250 Km, ligando Sinop a Cuiabá. Alguns trechos, na região de Nobres, estão duplicados.
“A gente sabe que tem que duplicar a BR-163 até Sinop e ela será duplicada. Não é só a BR-163. É a 242 é a 158, 174, 364 e a gente vai ver isso acontecendo”, garantiu Tarcísio
Foto Assessoria/SF