-
14/04/2018 às 10h06

Poxoréu/MT a 'outrora capital dos diamantes' realiza o 16º Encontro Nacional dos Violeiros

Em tempos idos, Poxoréo/MT era movimentada pelo garimpo de diamantes, hoje o município sobrevive da pecuária, agricultura e turismo
Cidade e Cotidiano
Poxoréu/MT a 'outrora capital dos diamantes' realiza o 16º Encontro Nacional dos Violeiros
Foto/Reprodução Web
Se você curte uma boa moda de viola, nos dias 28, 29 e 30 de abril (véspera do feriado) no município de Poxoréu/MT (265km de Cuiabá), acontece o Encontro Nacional de Violeiros. Na sua 16º edição, o evento já é tradição, sendo considerado o maior festival da viola caipira do Brasil, e atrai pessoas de diversas regiões do país.

Em tempos idos, Poxoréu/MT era movimentada pelo garimpo de diamantes, hoje o município sobrevive da pecuária, agricultura e turismo. Além de um cenário encantador, a natureza da região oferece vários pontos turísticos com trilhas, rios, lagos, cachoeiras e morros em especial, o Morro da Mesa, considerado o Cartão Postal da cidade. Mas todos os anos, é o Encontro Nacional de Violeiros que agita e transforma a pacata cidade do interior de Mato Grosso num autêntico palco musical da viola caipira. O evento além de movimentar a economia local, fortalece a tradição e a cultura na arte de cultivar a música caipira de raiz no “aconchego dos braços da viola chorona”.

De acordo com pesquisas, a genuína música sertaneja de raiz (caipira) as letras, os acordes, a melancolia poética e as toadas da viola retratam a vida simples do homem do campo. E toda essa composição faz parte da história do interior do Brasil, e ao mesmo tempo, proporciona um reencontro saudosista e emocionado dos “amantes da viola” com suas origens...

E pensar que em Poxoréu/MT todo esse resgate das tradições sertanejas começou com uma simples reunião entre amigos num modesto barracão, e que hoje virou uma Concha Acústica, monumento esse que possui o formato do braço de uma viola. É nesse local que acontece as apresentações dos artistas regionais, nacionais, dentre outras atrações como torneios de violeiros amadores e grupos de catira ou “cateretê”. Os amigos José de Souza Filho (Zé de Souza) e o cantor Paulo Cruz, da dupla Paulo Cruz e Zé Eduardo, serão os homenageados dessa edição, pois foram eles que lá atrás, deram início ao “despretensioso  encontro”.

O 16º Encontro Nacional dos Violeiros é uma realização da Associação Mato-Grossense Pró-Viola, com o apoio da Prefeitura de Poxoréu/MT, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Câmara Municipal e Sindicato Rural de Poxoréu/MT, e promete ser o maior evento de todas as edições.

Confira a programação do festival, as atrações, datas, horários e convites na página oficial da Associação Mato-Grossense Pró-Viola no Facebook ou da Prefeitura de Poxoréu/MT. 

Para mais informações:
- Gilmar - (66) 9.9622-8845
- Dayse  - (66) 9.9690-0023


                          Edileuza Faria