Os moradores do bairro Jardim Imperial I foram contemplados com uma mudança significativa na comunidade: a entrega de uma nova praça em meio a um canteiro central anteriormente abandonado. Inaugurado nesta quarta-feira (06), pelo prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro, o novo espaço trouxe ares renovados para a região, ao dar vida a um espaço morto e negligenciado, onde o acúmulo de entulhos e mato geravam desconforto aos moradores e dificultavam a trafegabilidade de pedestres.
Os moradores do bairro Jardim Imperial I foram contemplados com uma mudança significativa na comunidade: a entrega de uma nova praça em meio a um canteiro central anteriormente abandonado. Inaugurado nesta quarta-feira (06), pelo prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro, o novo espaço trouxe ares renovados para a região, ao dar vida a um espaço morto e negligenciado, onde o acúmulo de entulhos e mato geravam desconforto aos moradores e dificultavam a trafegabilidade de pedestres.
Para o prefeito, a entrega de uma nova praça pode parecer um gesto pequeno, mas ressalta o valor que o município tem dado aos mínimos detalhes. “Esta é uma obra que muitos negligenciaram, dando de ombros, alegando ser algo de mínima importância. Mas a verdade é que até então, ninguém havia se disposto a reavivar este canteiro central, que foi tratado como depósito e mais um ponto de descaso e abandono do poder público, até nossa intervenção. E esta gestão é feita para as comunidades e em parceria com o nosso povo, que sempre será nossa grande razão e causa. Por isso, tenho percorrido nossa Capital ao lado dos meus gestores pontuando nominalmente cada pequena falha que naturalmente se transforma em grandes problemas. Tenho os incentivado a olhar para a cidade pela ótica de cidadão, que assim como se preocupa com as dificuldades estruturais e organizações de sua própria residência, traz essa mesma percepção para as ruas de sua terra. É neste aspecto que faremos mudanças significativas, olhando para estes detalhes minuciosos que – quando não resolvidos – empobrecem o potencial de Cuiabá, desonram seus moradores e não resgatam o apor pelo local onde nasceram e escolheram para construir suas vidas. Nós vamos trazer de volta este espírito, através de obras de todas as magnitudes”, afirmou.
Com o objetivo de estimular a vida em comunidade, a praça Bolivar Pires da Cunha, que homenageia o importante líder comunitário da região, visa conferir um espaço seguro e confortável onde os moradores possam desfrutar com tranquilidade. Segundo o vice-prefeito Niuan Ribeiro, é uma nova oportunidade de vivenciar a cidade.
“O hábito de frequentar praças reduziu consideravelmente ao longo dos anos e com a premissa da humanização que temos empregado em todas as nossas ações, queremos devolver à população este hábito tão agradável e saudável, que promove a harmonia entre os diversos residentes do bairro, além de incentivar a convivência onde a tecnologia deixa o primeiro plano, dando espaço para relacionamentos presenciais. A construção deste espaço é um convite para que todos aqui percebam a cidade que os rodeia, tendo leves momentos de lazer e confraternização em uma área que até então afugentava aqueles que escolheram o Jardim Imperial I para viver”, pontuou.
A nova praça contou com a revitalização de toda a iluminação em seu entorno, bem como jardinagem, calçamento e acessibilidade com as devidas sinalizações. O trabalho é mais um fruto da parceria entre as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que possuem o compromisso de entregar um espaço deste porte revitalizado a cada 60 dias, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. As obras destes locais são conduzidas com recursos próprios.
Para Bolivar Pires da Cunha Filho, ter a memória de seu pai eternizada em um novo espaço de lazer é revigorante e solidifica a força das comunidades em lutar por melhorias constantes para a região onde moram. “Meu pai sempre foi um agente presente no bairro, se envolvendo diretamente com todos os aspectos que o norteiam, e mesmo com a idade avançada, ele fazia questão de contribuir de alguma forma, oferecendo o seu melhor. Hoje temos esse novo patrimônio que é um reflexo disso e que precisa ser preservado e cuidado com muito carinho, em respeito à sua e à luta de todos aqui, que não desistem de buscar uma melhor qualidade de vida. Serei eternamente grato por este gesto sensível do município, em nos presentear de maneira tão simbólica”, disse.
Muito mais que trazer uma nova opção de lazer, a praça é também um espelho dos princípios firmados pela gestão Emanuel Pinheiro, conforme salientou a presidente do bairro Jardim Imperial I, Marisa Abreu. Segundo a líder comunitária, o gestor tem tomado atitudes que se destacam dos demais e se refletem nas obras recém-entregues. “O prefeito não atua no gabinete, à portas fechadas. Ele está nas ruas, percebendo as necessidades da população nos quatro cantos da cidade. Eu fico imensamente feliz em desfrutar não apenas desta vitória na nossa região, aliada a esta belíssima homenagem, mas sim de tudo que tenho visto em outras áreas. Revitalização de iluminação, passeios públicos com acessibilidade, praças bem estruturadas, academias ao ar livre. Em seis meses já pudemos sentir na pele a humanização que tanto ouvimos. Ela é genuinamente real”, ratificou.
Para o vereador Juca do Guaraná, o prefeito é um dos grandes parceiros da comunidade do bairro Jardim Imperial, dedicando-se pontualmente para solucionar os conflitos vividos pela região. “Ele esteve aqui comigo oito vezes, percorrendo cada uma das ruas para verificar quais eram os problemas estruturais presentes, para então tomar medidas clínicas. A sua disposição e a de toda a sua equipe se refletem nesta nova obra, que, independente de sua dimensão, atinge proporções altíssimas, uma vez que fortalece a confiança do munícipe nos serviços públicos, lhe conferindo a segurança de que a Prefeitura está trabalhando corretamente, em prol do cidadão”, concluiu.
Participaram da solenidade de entrega os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho e de Inovação e Comunicação, Roberto Amadeu, além do adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa. Também fizeram presença a secretária-adjunta da Casa Civil, Paolla Reis, o prefeito de Comodoro, Jeferson Ferreira Gomes, o líder comunitário, Paulo Lima e os vereadores Demilson Nogueira, Luis Cláudio, Marcos Veloso e Julio da Power.