A Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá concretou nesta segunda-feira (30) a tubulação que levava esgoto de secretarias estaduais para o Parque das Águas, no Centro Político e Administrativo de Cuiabá.
O problema ocorre há pelo menos dois anos e já foi denunciado pela Prefeitura ao Ministério Público do Estado (MPE).
A Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá concretou nesta segunda-feira (30) a tubulação que levava esgoto de secretarias estaduais para o Parque das Águas, no Centro Político e Administrativo de Cuiabá.
O problema ocorre há pelo menos dois anos e já foi denunciado pela Prefeitura ao Ministério Público do Estado (MPE).
Antes de concretar a tubulação, o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, divulgou um vídeo nas redes sociais dizendo que a medida é para “aqueles que cometem esse crime receberem seu esgoto de volta”.
Ainda não se sabe de qual secretaria estadual o esgoto está saindo.
“Há mais de ano compramos uma briga contra aqueles que não amam Cuiabá. Algum prédio público insiste, embora já notificado, em despejar o esgoto in natura no nosso maior cartão postal. Já denunciamos, falamos e já tomamos todas as providências possíveis”, disse Stopa no vídeo.
O esgoto que cai no Parque das Águas é uma das principais queixas de frequentadores, em razão do mau cheiro.
A concretagem foi a solução encontrada pela Prefeitura para atender a uma ordem do promotor Gerson Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural, que pediu providências para resolver o problema.
“Determinei por ofício na semana passada ao Stopa providências urgentes para cessar a poluição na pista de caminhada do Parque e a identificação dos imóveis que levam o esgoto”, disse o promotor.
À reportagem, o secretário explicou que a tubulação instalada no local funciona para escoamento de água de chuva e não esgoto.
“Alguns órgãos do Estado não tomaram providências. Nós recebemos reclamações diariamente dos usuários do parque. Resolvemos concretar para interromper a emissão de esgoto e descobrirmos qual órgão está fazendo isso”
A medida drástica foi tomada após diversas notificações da Prefeitura aos órgãos estaduais. O Município tomou a atitude mesmo sabendo dos prejuízos que pode causar a algum prédio do Governo Estado, pois com a saída fechada, o esgoto retornará a seu local de origem.
“Você prefere um prejuízo para um órgão público ou um prejuízo eterno para lagoa?”, indagou o secretário.
O promotor disse ao MidiaNews que um relatório com o nome do prédio emissor do esgoto deve ser entregue à Promotoria nesta quarta-feira (2).
Entenda o caso
Em fevereiro de 2017, a Prefeitura de Cuiabá iniciou uma força-tarefa para tentar identificar a origem de um esgoto. A ação foi coordenada pela Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto de Cuiabá (CAB).
À época, a concessionária explicou que em 2008 – quando o serviço de água e esgoto ainda era responsabilidade da Prefeitura -, a Sanecap realizou a construção de toda a rede coletora do Centro Político.
No entanto, ao longo dos anos, o Governo do Estado teria realizado obras nos prédios das secretarias sem o devido cuidado na hora de interligar os sistemas de coleta de água e de dejetos.
Veja vídeos: