-
21/11/2017 às 11h07

Prefeitura de Porto Alegre diz que não tem condições de pagar 13º e avalia parcelamento

Secretário da Fazenda aguarda retorno do prefeito, que está em viagem à Europa, para analisar alternativas
Política
Prefeitura de Porto Alegre diz que não tem condições de pagar 13º e avalia parcelamento
Busatto afirma que antecipação do IPTU deve ser usada na folha salarial de dezembro (Eduardo Beleske / Divulgação)
O ano se aproxima do fim, e a situação de Porto Alegre não difere muito da do Estado quando o assunto é 13° salário dos servidores: o governo não sabe como fará para pagar a gratificação. O secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, afirma que o governo terá dificuldades para quitar a folha salarial de novembro e que antecipação do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cartada dada por prefeitos anteriores, já está sendo visada para a quitação  da folha de dezembro. Ele aguarda o retorno do prefeito Nelson Marchezan, em viagem à Europa em busca de investimentos, para discutir alternativas. 

— Com a situação atual, não há possibilidade de pagar 13º — afirma. 

Uma das alternativas que devem ser avaliadas, de acordo com o secretário, é parcelar a gratificação ao longo de 2018 — o salário dos servidores já vem sendo picotado desde junho. Busatto já não se mostra esperançoso na aprovação de projeto de emenda à Lei Orgânica enviado à Câmara que adiava para o dia 5 o pagamento do salário e permitia que o 13º fosse pago até o quinto dia útil do mês de janeiro do ano subsequente, e não mais até 20 de dezembro. Essa era uma das propostas do pacote enviado em julho por Marchezan ao Legislativo. 

— Pelo andar da carruagem, (os projetos) não devem ser aprovados. Estamos pensando em alternativas, para não ter problemas judiciais. O fato é que a gente não tem esse dinheiro —conclui o secretário. 

No ano passado, a definição do pagamento do 13° salário teve vários capítulos. Em dezembro, o então prefeito, José Fortunati, disse que não conseguiria pagar o 13º até o final do ano e anunciou que o benefício seria quitado em três parcelas seguidas a partir de maio de 2017. Alguns dias depois, ele voltou atrás, anunciando que haveria desconto para pagamento do IPTU antecipado (Nelson Marchezan havia pedido que não houvesse) solicitando que os porto-alegrenses quitassem  ainda naquele ano, para garantir o pagamento da gratificação.