-
16/07/2019 às 13h33

Presidente APROSOJA BRASIL critica Mauro Mendes, elogia Caiado e é aplaudido em Cuiabá

Política
Presidente APROSOJA BRASIL critica Mauro Mendes, elogia Caiado e é aplaudido em Cuiabá
Foto Reprodução Internet

A audiência pública, realizada na manhã desta terça-feira (16), para tratar do FETHAB MILHO e aumentos sucessivos de impostos em Mato Grosso promovidos pelo atual governador do Estado, Mauro Mendes, contou com centenas de produtores rurais que estiveram presentes durante toda a audiência. O do Presidente da APROSOJA MT, Antônio Galvan e o Presidente da APROSOJA BRASIL, Bartolomeu Braz, também estiveram na audiência e não pouparam críticas ao Governador Mauro Mendes. 


“Em Goiás, temos um governador aliado dos produtores”, lembrou o presidente da APROSOJA BRASIL Bartolomeu Braz Pereira. 


“Caiado disse: ‘Eu não tributo o agro, o agro precisa de incentivo’”, lembrou o Presidente Bartolomeu Braz Pereira. 


Bartolomeu falou sobre o paralelo da qualidade de vida nas cidades produtoras do agronegócio com cidades que não tem ligação com o agro: “O IDH dos municípios produtores de grãos é alto”, disse Bartolomeu Braz. 


Bartolomeu ainda disparou contra Mauro Mendes: “Agora vem um governador que não tem coragem de mexer na gestão de seu Estado”.


“Aqui é a casa de vocês, essas pessoas (deputados) tem que fazer a vontade de vocês (cidadãos) e não de governador”, finalizou Braz.


A audiência foi requerida pelo Deputado Estadual Ulysses Moraes e contou com a presença do Deputado, também defensor do setor produtivo,  Xuxu Dal Molin, além dos deputados Eugênio, Carlos Avalone, Faissal e Silvio Fávero. 


A audiência teve um momento conturbado, logo após os deputados, antes do início da audiência, tomarem conhecimento que o local do encontro teria sido alterado para um outro auditório menor na ALMT. Os fatos geraram desconfiança e desconforto: (1) por conta da lotação, troca de um auditório maior por um menor, conforme lembrou Ulysses Moraes; e, (2) em seguida problemas técnicos causaram a derrubada da transmissão da audiência pelo Facebook e pela TV ASSEMBLEIA.


O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) defendeu mais gestão e menos impostos, durante a audiência. Para Dal Molin, o governo precisa realizar cortes de gastos, e que aumentar impostos não é uma alternativa a ser debatida. 


“Estamos perdendo credibilidade diante das mudanças de regras no meio jogo. Aumentar impostos afugenta novos investimentos em Mato Grosso”, finalizou Dal Molin.


Silvio Fávero lembrou da importância do agronegócio e reforçou apoio ao setor e que irá continuar trabalhando pelo setor. 


Ulysses Moraes cobrou que a audiência pública seja publicada na TV ALMT e no Facebook, mesmo que não “ao vivo”; e, criticou a mudança de local da audiência do auditório principal para um auditório menor.


O deputado Ulysses defendeu, durante a audiência, a inconstitucionalidade da Lei do FETHAB e afirmou que há estudos jurídicos para, se necessário, a judicialização da demanda e derrubar a Lei do FETHAB. 


Os presidentes dos sindicatos rurais de Sorriso, Tiago Stefanello; de Sinop, Ilson Redivo; e Nardes da Farm Show - Primavera do Leste.