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06/01/2021 às 16h20

Procon Online: como abrir uma reclamação

Brasil
Procon Online: como abrir uma reclamação

Nós vamos te mostrar como abrir uma reclamação no Procon online em cada estado.

Você com certeza já se sentiu lesado ou teve dúvidas quanto aos seus direitos como cliente em algum momento. 


Nesses casos, o atendimento online é um excelente aliado para o consumidor do Brasil. 


O Procon, órgão de defesa do consumidor, oferece ajuda com orientação e amparo legal através do ambiente virtual. 


Abaixo nós vamos te mostrar como abrir uma reclamação no Procon online em cada estado. 


Reclamação no Procon Online: passo-a-passo 

Para registrar sua reclamação online no Procon, é preciso conferir abaixo o caminho em cada estado, pois a atuação do órgão é regida localmente.  


ACRE  


O Procon – AC oferece atendimento presencial e disponibiliza um site, no qual o usuário pode clicar no “Atendimento”, pelo telefone (68) 3223-7000 ou através do e-mail: procon.acre@ac.gov.br; 


ALAGOAS 


Em Alagoas, você pode fazer sua denúncia ou reclamação através do site do Procon – AL ou presencialmente, nos endereços listados no link; 


AMAPÁ 


O Procon – AP oferece um “Fale conosco” no site, no qual você pode enviar denúncias, tirar dúvidas ou fazer reclamações; 


AMAZONAS 


No Amazonas, o Procon – AM oferece atendimento via WhatsApp pelo número (92) 98842-3030, através de um formulário do Google a ser preenchido online ou pessoalmente, nos endereços listados no site; 


BAHIA 


O Procon-BA disponibiliza um formulário online para ser preenchido com sua solicitação, além do e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br e do aplicativo Procon BA Mobile; 


CEARÁ 


As denúncias e reclamações ao Procon – CE podem ser feitas através do site do Sindec, no qual o usuário pode acompanhar também as solicitações feitas presencialmente; 


DISTRITO FEDERAL 


O Procon – DF recebe solicitações ou reclamações através do site. É possível acompanhar o andamento de reclamações feitas presencialmente também; 


ESPÍRITO SANTO 


O consumidor pode relatar suas solicitações ou reclamações ao Procon – ES através do site, na seção de atendimento online ou preenchendo o formulário disponível na internet; 


GOIÁS 


Você pode acessar o site da plataforma web do Procon – GO para enviar sua solicitação, que pode ser feita de forma anônima, caso deseje; 


MARANHÃO 


O Procon – MA recebe as denúncias e reclamações em seu site, além de permitir o agendamento online nas unidades de atendimento presencial listadas no link; 


MATO GROSSO 


O Procon – MT informa em seu site que o consumidor precisa entrar no Portal do Consumidor para fazer o registro de sua solicitação online; 


MATO GROSSO DO SUL 


O Consumidor do MS que deseja enviar sua solicitação ou reclamação ao Procon – MS, pode acessar o formulário online e fazer o registro; 


MINAS GERAIS 


Em Minas Gerais, é possível registrar as reclamações através do site do Procon – MG, preenchendo o formulário online e manifestando sua solicitação; 


PARÁ 


O Procon – PA recebe denúncias e reclamações por WhatsApp, através do número (91) 99230-0151 ou pelo e-mail atendeprocon01@procon.pa.gov.br; 


PARAÍBA 


Na Paraíba, é possível enviar suas solicitações ao Procon – PB através de formulário online ou por WhatsApp: (83) 98618-833; 


PARANÁ 


O Procon – PR também conta com um formulário online. Basta o consumidor preencher com as informações para registrar sua reclamação; 


PERNAMBUCO 


Em Pernambuco, você pode enviar suas reclamações ou solicitações para o Procon – PE por WhatsApp, através do número (81) 3181-7000 ou através do e-mail denuncia@procon.pe.gov.br; 


PIAUÍ  


O atendimento no Procon – PI é feito através de WhatsApp, pelos números: (86) 9 8162-8247, (86) 9 8190-7983, (86) 9 8195-5177 e (86) 9 8122-4746 ou por e-mail, no qual você deve enviar sua solicitação: atendimentoprocon@mppi.mp.br; 


RIO DE JANEIRO 


No Rio de Janeiro, o Procon – RJ registra as reclamações através do site online e realiza agendamentos via WhatsApp: (21) 99374-1505; 


RIO GRANDE DO NORTE  


O Procon – RN orienta que os consumidores façam suas reclamações através do Portal do Consumidor; 


RIO GRANDE DO SUL 


O Procon – RS oferece atendimento online através do seu site, na seção “Serviços e informações”; 


RONDÔNIA 


Em Rondônia, o consumidor pode acessar a plataforma de denúncias online, disponível no site do Procon – RO; 


RORAIMA 


O Procon – RR recebe denúncias via WhatsApp e ligação, através do número (95) 98401-9465; 


SANTA CATARINA 


Em Santa Catarina, o consumidor pode acessar o cadastro de reclamações ou realizar a solicitação via Portal do Consumidor; 


SÃO PAULO 


Em São Paulo, o consumidor pode acessar o site de atendimento virtual para enviar sua solicitação ao Procon – SP, o que requer um cadastro feito no primeiro acesso; 


SERGIPE 


O consumidor pode registrar sua reclamação ao Procon – SE ao acessar o site, na seção “Reclamação online”; 


TOCANTINS 


O Procon – TO disponibiliza um site para reclamações online, no qual basta preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.