-
18/12/2016 às 12h00

Propostas de Doria para tecnologia podem ser ameaças a direito básico

Há ainda o risco de que um simples descuido gere vazamento do conteúdo e traga prejuízos à sociedade civil, analisam especialistas
Brasil
Propostas de Doria para tecnologia podem ser ameaças a direito básico
© Divulgação

As propostas do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), voltadas à tecnologia e à criação de uma "cidade inteligente" podem se tornar ameaças à privacidade dos paulistanos.

De acordo com especialistas, ideias como coleta massiva de dados, cartão único de identificação e prontuários eletrônicos reuniriam informações comercialmente atraentes, que podem chamar a atenção de criminosos. Há ainda o risco de que um simples descuido gere vazamento do conteúdo e traga prejuízos à sociedade civil.

Por isso, o cuidado com a segurança precisará de atenção especial.Para Ronaldo Lemos, advogado tido com um dos principais responsáveis pelo Marco Civil da Internet e colunista da Folha de S.Paulo, "seria uma temeridade seguir em frente com essas medidas sem uma política de privacidade que defina claramente o que poderá ser feito com os dados dos cidadãos e o que não pode ser feito com eles".